Em seu livro Versiprosa, Carlos Drummond de Andrade escreve, sob o título “Em preto e branco”: “O padre e a moça no cinema./ Emoção mais funda quem há de/ sentir ante este filme-poema?/ Salve, Joaquim Pedro de Andrade!”
Livremente inspirado no poema O padre, a moça, de Drummond, o primeiro longa-metragem de ficção de Joaquim Pedro de Andrade se passa em uma pequena cidade em Minas Gerais, na qual Mariana (Helena Ignez) se apaixona por um padre (Paulo José) recém-chegado em missão sacerdotal. No entanto, Honorato, homem mais rico da cidade, tenta proibir a relação e se casar com a moça.
Nas palavras do diretor, “O padre e a moça é um filme de crise. Fui ficando cada vez mais sensível, ou atraído, por uma espécie de verdade nuclear na linguagem do cinema, nos assuntos tratados. Não queria perfumaria, nem falsas verdades, nem efeitos fáceis, nem nada disso. Fui chutando isso tudo pra corner. Então fiz O padre e a moça, um filme sobre a inibição, um filme amarrado, de negação; um filme todo criado por negação. Os planos são todos estáticos; o padre é um personagem quase mudo. O fato mesmo de eu ter escolhido um padre vem do manto de inibição que cobria aquele padre, que o impedia de transar com a vida de uma mulher mais aberta. E tudo isso integra o filme, está na base. É um filme em que não aparecem crianças, todo mundo é meio feio, muito torto. É um filme sobre o negativo”.
Em 1966, o filme recebeu os prêmios de Melhor Direção, no Festival de Teresópolis, Melhor Fotografia, no Festival de Brasília, e o Prêmio de Qualidade do Instituto Nacional do Cinema. No mesmo ano, a estreia do filme foi marcada por um extenso embate com a censura, após reação de “autoridades eclesiásticas e de membros da tradicional família mineira”, como aponta pesquisa de Leonor Souza Pinto.
Os textos podem ser encontrados na edição em DVD do filme, lançada pela Bretz Filmes.
Este filme faz parte da programação do Dia Drummond:

Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Bruno Cosentino
Cantor e compositor. Criador e editor da revista de crítica musical Polivox. Doutor em literatura brasileira na UFRJ, com tese sobre amor e erotismo nos poemas e canções de Vinicius de Moraes. Trabalha na Coordenadoria de Literatura do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, onde, entre outras atribuições, é editor do site de Clarice Lispector.
Pedro Rena
Doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Pós-Lit (UFMG). Desenvolve a pesquisa "Visões das coisas grandes e pequenas: Drummond e o cinema". Mestre em Comunicação Social pela UFMG, na linha Pragmáticas da Imagem (2022). Formado em Letras, Estudos Literários, pela mesma instituição (2018).
IMS Poços
Entrada gratuita. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes de cada sessão. Limite de uma senha por pessoa.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.
