Idioma EN
Contraste

O salário do medo

Le salaire de la peur

Direção

Henri-Georges Clouzot

Informações

França, Itália
1953. 148min. 14 anos

Formato de exibição

Cópia restaurada em DCP

Parte de

Os filmes de Henri-Georges Clouzot

Em Las Piedras, um pobre vilarejo na América Central, uma companhia de petróleo americana contrata quatro imigrantes europeus para transportar dois caminhões carregados de nitroglicerina por 500 quilômetros de estradas perigosas. O objetivo é apagar um incêndio em um poço de petróleo.

O salário do medo é também uma cápsula do tempo de 1950, cujo conteúdo reflete a postura francesa com relação a tudo, desde o existencialismo de Sartre até a hegemonia americana pós-Segunda Guerra Mundial”, escreveu o crítico Vincent Canby para o The New York Times em 1991, por ocasião da primeira exibição pública nos Estados Unidos da versão integral do filme. “Para o seu lançamento inicial, em 1955, os distribuidores do filme atenuaram (e às vezes se desfizeram completamente de) tudo o que eles pensavam que poderia ofender o público americano na era Eisenhower.”

Ainda segundo Canby, o filme “está muito menos interessado no sofrimento dos camponeses [de Las Piedras] do que nos poucos europeus abandonados, que não têm dinheiro nem expectativa de emprego. Para eles, não há saída.”

Em 1953, O salário do medo recebeu a Palma de Ouro, no Festival de Cannes, e o Urso de Ouro, no festival de Berlim.

Leia na íntegra a crítica de Vincent Canby, em inglês.

Esta programação tem o apoio do Institut Français e da Embaixada da França no Brasil: www.cinefrance.com.br


Programação


Ingressos


Programação

Nenhum evento encontrado.