Uma viagem de Mário de Andrade à Amazônia em 1927 foi registrada em um diário intitulado O turista aprendiz. Durante os anos 1980, a fotógrafa Maureen Bisilliat retoma os escritos do poeta ao visitar o Norte do Brasil.
As fotografias da viagem de Maureen foram expostas em uma sala especial, na XVIII Bienal de São Paulo, chamada Turista aprendiz, onde o filme de mesmo nome era exibido. Em 2013, o diário da viagem de Bisilliat foi publicado no livro Decantando as águas – O turista aprendiz revisitado. Em 2015, a artista escreveu na revista serrote sobre a jornada: “Empreendemos uma viagem bastante complexa – pois os rios Amazonas e Solimões, tendo a largura do mar, exigiriam a contratação de um barco que, aproximando-se das beiradas, nos introduzisse às populações ribeirinhas, acenando de longe, compondo um registro andante, uma vista fluvial de um mundo de águas. Assim foi que, a bordo do Lima Gonçalves IV e aos cuidados de uma pequena tripulação comandada por Mestre Jacumim – saci seguro, expertise na pilotagem –, fomos levados pelos igarapés, igapós e imensidões aquáticas do Amazonas/Solimões. Cinco semanas de introspecção e inspeção temporal registradas em filme que iria servir de ambientação na nossa Sala Bienal.”
Mário de Andrade, fotógrafo e visitante - texto de Maureen Bisilliat
Outros filmes de Maureen Bisilliat no IMS Paulista
Xingu/Terra será exibido no dias 8 e 10 de março de 2020. EQUIVALÊNCIAS: aprender vivendo será exibido aos domingos durante o mês de março.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
IMS Paulista
Entrada gratuita com distribuição de senhas (uma por pessoa) 60 minutos antes da sessão.
A inglesa Maureen Bisilliat, nascida em Englefield, Surrey, construiu desde os anos 1950, quando se mudou para o Brasil, um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Desde dezembro de 2003, sua obra completa está incorporada ao acervo do Instituto Moreira Salles, num total de 16.251 imagens, entre fotografias, negativos em preto e branco e cromos coloridos.
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