Pasqualino Frafuso (Giancarlo Giannini), conhecido em Nápoles como Pasqualino Sete Belezas, é um vigarista que vive às custas de suas sete irmãs, enquanto jura proteger a honra delas. Preso por oficiais nazistas, ele é enviado a um campo de concentração, de onde planeja escapar seduzindo um oficial alemão.
A primeira imagem de Pasqualino Sete Belezas é um aperto de mão entre Hitler e Mussolini. “Eu tento entreter meu público e capturar a atenção desde o início”, conta a diretora Lina Wertmülller. “Adoro poesia grotesca e acho que meus filmes têm esse estilo, que combina humor e drama, ironia e cinismo, comédia e tragédia. Isso permite brincar com diferentes tons e ritmos narrativos. É mais do que um estilo – a narrativa grotesca reflete minha própria personalidade.
Como digo no documentário Behind the White Glasses [sobre a vida e obra da diretora], acho que tenho duas almas. Uma é brincalhona, irônica e com senso de humor. A outra está em contato com a face dramática da vida e com os problemas humanos em todo o mundo. As duas naturezas vivem em mim e nunca me abandonam. Meus filmes podem refletir essa personalidade inconscientemente.”
Wertmüller foi a primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção, e Pasqualino Sete Belezas ainda foi nomeado nas categorias de Melhor Ator, Melhor Roteiro e Melhor Filme Estrangeiro, mas a obra não recebeu nenhuma das estatuetas. Em 2020, a cineasta receberá o Oscar Honorário em homenagem à sua carreira.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
No dia 5 de novembro, no IMS Paulista, Adhemar de Oliveira conversa com Kleber Mendonça Filho sobre sua trajetória, após a sessão de Pasqualino sete belezas de Lina Wertmüller.
Kleber Mendonça Filho trabalhou como responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco por 18 anos e hoje é curador do cinema do IMS. Escreveu sobre cinema para o Jornal do Commercio, no Recife, seu site CinemaScópio, Revistas Continente, Cinética e o jornal Folha de S. Paulo. É também diretor artístico do festival Janela Internacional de Cinema do Recife, já em sua décima edição. Seu primeiro longa metragem de ficção, O som ao Redor (2012), foi representante brasileiro no Oscar 2014. Em 2017 seu segundo longa, Aquarius, atingiu 360 mil espectadores em seu lançamento comercial. É desde 2017 membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com.
IMS Paulista
R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, a venda é semanal: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.
IMS Rio
R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.
A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, as vendas para as sessões de cada mês acontecem a partir do 1º dia do mês vigente.
Ao longo de mais de 40 anos, Adhemar Oliveira formou gerações de cinéfilos Brasil afora com o seu trabalho de programador e também como distribuidor e exibidor. Para celebrar este trabalho, o cinema do IMS apresenta sete filmes selecionados por ele, que o marcaram em cada momento de sua trajetória.
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