AUDIOdescrição
Moderna pelo avesso
Fotografia e cidade, Brasil, 1890-1930
parada 3
Retrato de estúdio, Porto Alegre, RS, déc. 1900-1910
Virgílio Calegari (Bérgamo, Itália, 1868 - Porto Alegre, RS, 1937)
Fotografia sobre papel
Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo
Vamos tatear a reprodução da obra “Retrato de estúdio”, de Virgílio Calegari. A fotografia em preto e branco foi registrada na cidade de Porto Alegre, durante a primeira década do século passado. A ampliação original possui 15 centímetros de altura por 8 de largura.
Nela, duas mulheres brancas de vestidos claros beijam-se na boca. Elas aparecem de corpo inteiro. Estão em pé, em frente a um cenário pintado que representa um parque. A mulher da esquerda está com a mão no ombro da direita. Essa, por sua vez, está com a mão na cintura da outra. Ambas têm o cabelo escuro e preso.
Localize a cabeça das duas na parte central superior da reprodução tátil. Sinta a textura encrespada dos cabelos. Nos rostos unidos, é possível identificar o nariz da mulher da direita. Abaixo da cabeça dela, está a mão da outra mulher em seu ombro. Abaixo do braço da mulher da esquerda, está o braço da mulher da direita. Repare que ambas possuem um anel no dedo anelar da mão direita. Deslizando os dedos sobre o braço da mulher da direita, você chega na cintura da outra. Tateando o vestido da mulher da esquerda, você pode sentir as ondulações do tecido e os adornos circulares em renda.
Agora vamos conhecer o cenário pintado na foto. No lado esquerdo foto está o banco de madeira. Ele possui o assento e o encosto em uma única peça. Logo acima dele, há um pequeno arbusto. Deslizando a mão mais para cima, você encontra uma saliência diagonal que representa um morro. Subindo mais um pouco, temos uma vegetação mais densa e alta.
No canto inferior direito, está a assinatura do fotógrafo.