Idioma EN
Contraste

Anos 1920, Recife em tempo de cinema

IMS Paulista: 7 a 20 de dezembro de 2023

A mostra de filmes Anos 1920, Recife em tempo de cinema propõe conexões da produção pernambucana dos anos 1920, período de intensa atividade cinematográfica no estado, com o cinema realizado em outros locais e com obras pernambucanas de décadas posteriores. As sessões procuram estabelecer esses diálogos no tempo e no espaço, para ressaltar tanto semelhanças quanto singularidades, tanto continuidades quanto rupturas.

Os filmes serão apresentados em cópias 35 mm, 16 mm e digitais em uma rara oportunidade de assistir a uma grande parte do conjunto preservado de filmes pernambucanos desta época. Entre os destaques da mostra, está a exibição pela primeira vez da cópia digital de Retribuição (Gentil Roiz, 1925), considerado o primeiro filme de ficção pernambucano, que receberá trilha sonora ao vivo pelo guitarrista Lúcio Maia.

Realizada em outubro de 2023 pela Cinemateca Brasileira especialmente para esta mostra, a digitalização de Retribuição foi feita em 4k a partir de uma cópia de imagem em nitrato (suporte fílmico utilizado até a década de 1950), que possui diversos trechos com tingimentos e viragens, técnicas de colorização utilizadas com frequência nos filmes silenciosos. A cópia digital de Retribuição reproduz as cores do material em nitrato e apresenta uma qualidade de imagem muito superior às cópias bastante precárias que circularam nas últimas décadas.

A curadoria da mostra é de Luciana Corrêa de Araújo. A realização e a produção são do Cinema do IMS e a curadoria e produção da sessão musicada são de Juliano Gentile, curador de música do IMS.

Anos 1920, Recife em tempo de cinema- Por Luciana Corrêa de Araújo ►
Preservar Recife - Por Carlos Roberto de Souza e Luciana Corrêa de Araújo ►

Realização Instituto Moreira Salles
Curadoria Luciana Corrêa de Araújo
Curadoria musical Juliano Gentile
Sessão com acompanhamento musical Lúcio Maia (guitarra e efeitos), Juba Carvalho (percussão), Pedro Regada (teclados), Lilla Stipp (som), Camila Jordão (luz)
Vinheta Nara Normande e Juliana Munhoz
Cartaz Marcela Antunes de Souza e Taiane Brito

 

Apoio:


Sessões especiais

Exibição de No cenário da vida + A filha do advogado
IMS Paulista, 7/12/2023, quinta, 19h
Sessão seguida de debate com Luciana Corrêa de Araújo, Paulo Cunha e Sheila Schvarzman

Exibição de Retribuição + Almeri e Ari - Ciclo do Recife e da vida
IMS Paulista, 12/12/2023, terça, 20h
IMS Paulista, 13/12/2023, quarta, 20h
Sessões com trilha ao vivo por Lúcio Maia (apenas o filme Retribuição)

Cena de A filha do advogado, de Jota Soares

Filmes


No cenário da vida + A filha do advogado


Recife no Centenário da Confederação do Equador + As grandezas de Pernambuco + O progresso da ciência médica em Pernambuco + Fabulário tropical


Aitaré da Praia + Sem coração [curta]


Tesouro perdido


Veneza americana + Praça Walt Disney


Revezes... + Banguê


O trem fantasma


Retribuição + Almeri & Ari: Ciclo do Recife e da vida


Jurando vingar + O homem da mata


Sob o céu de Antioquia


Vídeo


Ingressos