Idioma EN
Contraste

Ocupação Pequenas Áfricas de São Paulo


Pequenas Áfricas em Pequenos Filmes

 

Um aquilombamento de filmes curtos contemporâneos se propõe a evocar, através de suas pequenas áfricas, uma costura de histórias que iluminam os diálogos entre diáspora, movimentos negros, amor, luta, vida cotidiana, viagem no tempo, patrimônio histórico e, sobretudo, comunidade.

Os caminhos dessa programação vão desde a região do centro do Rio de Janeiro conhecida por esse nome, que é apresentada pelo jovem Douglas Silva no filme de Zózimo Bulbul, até algumas das pequenas áfricas que a diáspora africana construiu na cidade de São Paulo.

Abou, Carmen, Gamboa, viajantes no tempo, artistas, moradias, imigrantes, melaninas, planetas longínquos, andanças, rãs – muitas rãs –, caminhos abertos, mistério e legado ancestral são alguns personagens e lugares que convidamos a conhecer. Aqui a viagem, o caminho e a migração são um tema recorrente. São ao mesmo tempo caminhos de retorno – por vezes o retorno cultural ou espiritual – e jornadas através do espaço e do tempo em direção a novos futuros possíveis. Não à toa o olhar da criança, como em Mutirão, de Lincoln Péricles, é tão presente nesta seleção proposta pela programação de cinema do Instituto Moreira Salles.

Filmes