Ocupação Pequenas Áfricas de São Paulo
O espaço de convivência no IMS Paulista conta com uma série de títulos que contemplam as temáticas presentes na exposição Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou.
Cada livro que está nesse espaço foi escolhido com muita leitura, pesquisa e carinho de duas mulheres negras: Márcia Licá e Priscila Fonseca.
A qualidade literária e a diversidade dos temas foram critérios importantes para essa escolha. Trata-se de um convite para descobrir novos universos e resgatar a nossa ancestralidade.
Você vai encontrar livros nacionais, estrangeiros, clássicos, aqueles que já circulam nas escolas e bibliotecas, outros produzidos de maneira independente, e aqueles que acabaram de ser lançados.
São autores e autoras que se preocuparam em trazer referências que valorizam a história e a cultura negra no Brasil – e no mundo. Os títulos têm como foco o público infantojuvenil, mas todas as pessoas podem acessar.
Alguns dos livros que você vai poder tocar, cheirar e devorar neste espaço são: O Mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira; Da minha Janela, de Otávio Júnior; Se eu fosse uma casa, de Carol Fernandes; Benedito, escrito e ilustrado por Josias Marinho. O gênero HQ também está presente no Angola Janga, de Marcelo D`Salete. Conheça também os títulos com recursos assistivos, como Os olhos do Jaguar, de Yaguarê Yamã e ilustrado por Rosinha.