O valor da terra

Parte de Sessão Mutual Films

O cineasta húngaro Miklós Jancsó criou filmes-manifestos contra a opressão social com um estilo que casou encenação teatralizada e movimento de câmera fluido e constante. Ele chegou no auge de sua fama com o musical Salmo vermelho, sobre uma revolta camponesa no final do século XIX, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Diretor em Cannes. Este e outros filmes de Jancsó influenciaram um grupo de estudantes universitários na Índia que, quatro anos depois, realizaram seu próprio filme épico e alegórico. Ghashiram Kotwal – baseado na peça teatral de mesmo nome – retrata a decadência do Império Marata no final do século XVIII, espelhando a situação política da Índia dos anos 1970. Assim como Jancsó, os realizadores da Cooperativa Cinematográfica Yukt buscaram uma estética visualmente lírica e socialmente engajada para refletir sobre a história e o momento presente de seus países. Os dois filmes serão exibidos em cópias digitais recém-restauradas.

A Sessão Mutual Films é um evento bimestral, com o propósito de criar diálogos entre as várias faces do meio cinematográfico, trazendo para o público, sempre que possível, filmes, restaurações e eventos inéditos em sessões duplas. A curadoria é de Mariana Shellard e Aaron Cutler.


Filmes de setembro de 2019

Salmo Vermelho, de Miklós Jancsó (1972)
Ghashiram Kotwal, de Cooperativa Cinematográfica Yukt (1976)


Sessão Mutual Films

Sessão Mutual Films é um evento bimestral com o propósito de criar diálogos entre as várias faces do meio cinematográfico, trazendo para o público, sempre que possível, filmes, restaurações e eventos inéditos em sessões duplas.

► Conheça os filmes já exibidos na Sessão Mutual Films no IMS