Idioma EN
Contraste

Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo, que se definia como um “contador de histórias”, nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, filho de Sebastião Verissimo da Fonseca e Abegahy Lopes Verissimo. Seus primeiros contos, publicados em 1929, fizeram relativo sucesso, o que foi suficiente para que o rapaz decidisse viver de literatura: no ano seguinte, deixou a cidade natal e se mudou para Porto Alegre, onde se aproximou de escritores e poetas, entre os quais Mario Quintana. Na capital gaúcha viveria até o fim da vida, não sem antes voltar a Cruz Alta, em 1931, para se casar com Mafalda Halfen Volpe, a companheira mítica de longos anos.


Vídeos


Por dentro dos acervos


Eventos paralelos

Não há novos eventos previstos.


Conteúdo relacionado


Na loja do IMS

CLB Erico Verissimo

Publicação com ensaios, registros e material de acervo do escritor. Os Cadernos trazem depoimentos; ensaios fotográficos produzidos por Cristiano Mascaro e por Edu Simões; ensaios com textos de Antonio Hohlfeldt, Regina Zilberman, Fábio Lucas e Maria da Glória Bordini; entre outros


Pesquise no acervo de Literatura

Explore a base de dados, que disponibiliza descrições de itens dos Arquivos, além de imagens com o conforto de zoom até 200%. Você pode ler, nessa resolução, as crônicas de Paulo Mendes Campos publicadas na revista Manchete ou ver fotos de Ana Cristina Cesar, Clarice Lispector e Rachel de Queiroz. Surpreenda-se com as dedicatórias de livros transcritas na base de dados da Biblioteca. 

Ana Cristina Cesar, Otto Lara Resende, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade
Ana Cristina Cesar, Otto Lara Resende, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade