Os pais de Haruo Ohara vieram para o Brasil em 1927, trazendo sementes e enxadas na bagagem. Oriunda da província de Kochi, no sul do Japão, a família era composta por dez pessoas. Ao desembarcar, Haruo, que estudava para ser professor, acabara de completar 18 anos. Os Ohara foram mandados para Cotia, no interior de São Paulo, onde plantaram batatas. Depois, foram mais ou menos seis anos trabalhando nas lavouras de café de Santo Anastácio, próximo a Presidente Prudente. O interesse principal de Haruo nessa época era a filatelia, paixão que o levaria a viajar pelo interior em busca de selos. Em 1933, a família adquiriu terras e se mudou para onde atualmente está a cidade de Londrina, no norte do Paraná, continuando no cultivo do café e produzindo também frutas e flores. Massaharu Ohara, o pai de Haruo, adquirira o lote n. 1, com 20 alqueires, da Companhia de Terras Norte do Paraná. Na região foi formada a colônia Ikku. Em 1934, Haruo se casou com Kô Sanada, cuja família emigrara de Fukushima e ocupava o lote n. 26. José Juliani, um funcionário da companhia, fotografou a cerimônia. Graças a ele, Haruo entraria no mundo da fotografia. A primeira foto de Haruo Ohara, Retrato de Kô junto a um pé de laranja, foi feita em 1938 com uma pequena câmera comprada de Juliani, que também deu as primeiras instruções ao iniciante. O casal teve nove filhos. A primogênita, Tomoko, nasceu em 1935.
Céu de inverno (vento frio)
Colheita ao amanhecer
BR-369 – Rodovia Melo Peixoto
Muro
Formação do cafezal na colônia Mineira
Autorretrato – plantio de milho
Céu de inverno (vento frio)
Haruo Ohara
Londrina - PR - Brasil - 1948
Colheita ao amanhecer
Haruo Ohara
- Londrina - PR - Brasil - 1944
BR-369 – Rodovia Melo Peixoto
Haruo Ohara
- Londrina - PR - Brasil - 1958
Muro
Haruo Ohara
- Londrina - PR - Brasil - 1969
Formação do cafezal na colônia Mineira
Haruo Ohara
PR - Brasil - 1955
Autorretrato – plantio de milho
Haruo Ohara
- Londrina - PR - Brasil - 1943
Esta cronologia foi baseada no livro Lavrador de imagens, uma biografia de Haruo Ohara, escrito por Marcos Losnak e Rogério Ivano e produzido pelo neto Saulo Haruo Ohara.
O volume contempla a fotografia e a história singular de Haruo Ohara, autor de imagens belas e sensíveis que documentam o cotidiano de sua fazenda e de sua família.
Páginas: 162
Formato: 21 x 28 cm
Idioma: Português
Pesquise no acervo de Fotografia
Você pode realizar buscas no amplo conjunto de imagens disponíveis para pesquisas online, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados, a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são: busca livre, busca avançada, solicitação de uso de imagens e opções de visualização.