A importância histórica do objeto fotográfico em parte reproduzido acima é inestimável: trata-se do mais antigo registro fotográfico existente no continente americano, baseado na sensibilidade à luz dos sais de prata. Fruto do trabalho combinado de inventor e artista de um personagem fascinante – o naturalista, desenhista e tipógrafo francês Antoine Hercule Romuald Florence –, a imagem foi obtida por exposição à luz do sol de um papel sensibilizado fotograficamente com cloreto de prata em contato com um desenho produzido com ponta metálica sobre um vidro previamente enegrecido com fuligem. É a peça mais valiosa da Coleção Pedro Corrêa do Lago, composta por 2.464 fotografias dos mestres do século XIX no Brasil, adquirida pelo IMS em fevereiro de 2002.
Poligrafia
Hercule Florence
1830
Nasce em 29 de fevereiro de 1804, em Nice, na França. Em 1824 chega ao Rio de Janeiro e em 1829 escreve, como parte de suas Memórias, os manuscritos de seu tratado intitulado Zoophonia. Morre em em 27 de março de 1879, em Campinas.
São Paulo
190 anos dos experimentos fotográficos de Hercule Florence | Seminário Internacional
IMS Paulista | 23 e 24/5/2023.
Pesquise no acervo de Fotografia
Você pode realizar buscas no amplo conjunto de imagens disponíveis para pesquisas online, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados, a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são: busca livre, busca avançada, solicitação de uso de imagens e opções de visualização.