Idioma EN
Contraste

Tatewaki Nio

tatewakinio.ims.com.br

Tatewaki Nio (Kobe, Japão – 1971) é um fotógrafo japonês radicado em São Paulo há cerca de duas décadas, com interesse em conexões culturais entre centros urbanos e diásporas transatlânticas. A arquitetura é um elemento central em suas fotografias, utilizando um rígido enquadramento frontal que reduz o volume e a perspectiva e reforça uma artificialidade das paisagens retratadas. Na espiral do Atlântico Sul, projeto desenvolvido para a Bolsa de Fotografia ZUM 2017 (o nome, na origem, era Conexão São Paulo-Lagos), teve como ponto de partida imagens feitas por Pierre Verger de casas construídas por ex-escravizados retornados do Brasil ao continente africano, investigando também as relações históricas observadas hoje entre as cidades de Lagos, na Nigéria, e São Paulo. O projeto é composto por três séries de fotografias: Nas pegadas dos retornados, Megacidades e Estou aqui. Sou daqui. Em outro projeto, Neo-andina, fotografou uma arquitetura extravagante e ultracolorida de El Alto, na Bolívia, fenômeno recente que mistura referências andinas e pré-hispânicas com uma estética kitsch de Las Vegas ou Bollywood.

Formado em sociologia pela Universidade Sophia (Tóquio), estudou fotografia no Senac-SP. Recebeu o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea em 2011 e foi contemplado com a residência fotográfica do Museu de Quai Branly em 2016. Participou de exposições coletivas como Confluências – Transatlântica 10 anos (2017), 18º Festival Sesc-Videobrasil (2013), X Bienal de Arquitetura de São Paulo (2013) e Esquizofrenia Tropical – Photoespaña (2012). Com o projeto realizado para a Bolsa, participou das exposições Histórias Afro-Atlânticas (Masp e Instituto Tomie Ohtake, 2018) e Ecos do Atlântico Sul (Instituto Goethe e Pivô, 2018 e 2019).


Série As pegadas dos retornados

VISUALIZAR POR
Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul  na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023

Vista da exposição Entre Nós

Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul  na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023

Vista da exposição Entre Nós

Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul  na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023.

Vista da exposição Entre Nós

Abeocutá, Nigéria #7, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm.

Abeocutá, Nigéria #7

Abeocutá, Nigéria #8, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm.

Abeocutá, Nigéria #8

Ibadã, Nigéria #02, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm.

Ibadã, Nigéria #2

Ilexá, Nigéria #1, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm, 88×109 cm.

Ilexá, Nigéria #1

Ilexá, Nigéria #14, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm.

Ilexá, Nigéria #14

Ogbomossô, Nigéria #1, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023. 88×109 cm.

Ogbomossô, Nigéria #1

Ogbomossô, Nigéria #2, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023. 88×109 cm.

Ogbomossô, Nigéria #2

Porto Novo, Benim #7, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 108×133 cm.

Porto Novo, Benim #7

Porto Novo, Benim #11, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 108×133 cm.

Porto Novo, Benim #11

×
<
>
Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul  na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023

Vista da exposição Entre Nós

Tatewaki Nio

Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023

Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul  na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023

Vista da exposição Entre Nós

Tatewaki Nio

Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023

Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul  na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023.

Vista da exposição Entre Nós

Tatewaki Nio

Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023.

Abeocutá, Nigéria #7, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm.

Abeocutá, Nigéria #7

Tatewaki Nio

Abeocutá, Nigéria #7, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109

Abeocutá, Nigéria #8, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm.

Abeocutá, Nigéria #8

Tatewaki Nio

Abeocutá, Nigéria #8, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109

Ibadã, Nigéria #02, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm.

Ibadã, Nigéria #2

Tatewaki Nio

Ibadã, Nigéria #2, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm

Ilexá, Nigéria #1, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm, 88×109 cm.

Ilexá, Nigéria #1

Tatewaki Nio

Ilexá, Nigéria #1, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm

Ilexá, Nigéria #14, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm.

Ilexá, Nigéria #14

Tatewaki Nio

Ilexá, Nigéria #14, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral s/ papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm.

Ogbomossô, Nigéria #1, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023. 88×109 cm.

Ogbomossô, Nigéria #1

Tatewaki Nio

Ogbomossô, Nigéria #1, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023. 88×10

Ogbomossô, Nigéria #2, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023. 88×109 cm.

Ogbomossô, Nigéria #2

Tatewaki Nio

Ogbomossô, Nigéria #2, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023. 88×10

Porto Novo, Benim #7, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 108×133 cm.

Porto Novo, Benim #7

Tatewaki Nio

Porto Novo, Benim #7, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 108×133

Porto Novo, Benim #11, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 108×133 cm.

Porto Novo, Benim #11

Tatewaki Nio

Porto Novo, Benim #11, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 108×133


Série Estou aqui, sou daqui

VISUALIZAR POR
Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea. Acervo IMS

Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria

Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea. Acervo IMS

Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria

Najeem e Bankole em São Paulo, da série Estou aqui, sou daqui, 59×49 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea? Acervo IMS

Najeem e Bankole em São Paulo

Lanre com sua família em Ibadã, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm. Obra de Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

Lanre com sua família em Ibadã, Nigéria

Lanre com sua família em São Paulo, da série Estou aqui, sou daqui, 59×49 cm. Obra de Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

Lanre com sua família em São Paulo

×
<
>
Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea. Acervo IMS

Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria

Tatewaki Nio

Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm

Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea. Acervo IMS

Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria

Tatewaki Nio

Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm

Najeem e Bankole em São Paulo, da série Estou aqui, sou daqui, 59×49 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea? Acervo IMS

Najeem e Bankole em São Paulo

Tatewaki Nio

Najeem e Bankole em São Paulo, da série Estou aqui, sou daqui, 59×49 cm.

Lanre com sua família em Ibadã, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm. Obra de Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

Lanre com sua família em Ibadã, Nigéria

Tatewaki Nio

Lanre com sua família em Ibadã, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm.

Lanre com sua família em São Paulo, da série Estou aqui, sou daqui, 59×49 cm. Obra de Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

Lanre com sua família em São Paulo

Tatewaki Nio

Lanre com sua família em São Paulo, da série Estou aqui, sou daqui, 59×49 cm.


Série Megacidades

VISUALIZAR POR
São Paulo #2, da série Megacidades, 33×42 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

São Paulo #2

São Paulo #17, da série Megacidades, 33×42 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

São Paulo #17

Lagos #2, da série Megacidades, 33×42 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

Lagos #2

Lagos #35, da série Megacidades, 33×42 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

Lagos #35

×
<
>
São Paulo #2, da série Megacidades, 33×42 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

São Paulo #2

Tatewaki Nio

São Paulo #2, da série Megacidades, 33×42 cm.

São Paulo #17, da série Megacidades, 33×42 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

São Paulo #17

Tatewaki Nio

São Paulo #17, da série Megacidades, 33×42 cm

Lagos #2, da série Megacidades, 33×42 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

Lagos #2

Tatewaki Nio

Lagos #2, da série Megacidades, 33×42 cm

Lagos #35, da série Megacidades, 33×42 cm. De Tatewaki Nio. Coleção Contemporânea/ Acervo IMS

Lagos #35

Tatewaki Nio

Lagos #35, da série Megacidades, 33×42 cm

Por Dentro dos Acervos


Conteúdo relacionado


Eventos paralelos

IMS Paulista

Pesquisa, exposição, coleção: fotografia contemporânea no IMS
9, 16, 23 e 30 de agosto de 2019, sextas, das 16h30 às 19h

Festival ZUM 2018
28, 29 e 30 de setembro de 2018


Exposições

Entre nós: 10 anos da Bolsa Zum/IMS
São Paulo, Brasil
Pivô
De 1 de abril a 30 de julho de 2023

São Paulo, três ensaios visuais
São Paulo, Brasil
IMS Paulista
De 20 de setembro de 2017 a 15 de março de 2020


Na loja do IMS


Pesquise no acervo de Fotografia Contemporânea

Consulte centenas de obras de arte contemporâneas, incluindo fotografias, livros de artista, vídeos e instalações.

Obras de Mídia Ninja, Jonathas de Andrade, Barbara Wagner e Mauro Restiffe. Acervo de Fotografia Contemporânea/ IMS

Atendimento ao pesquisador

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até dez dias úteis porém este limite pode se estender conforme a quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.

Contato

fotografia.[email protected]

(11) 3371-4453


Programação

Nenhum evento encontrado.