Idioma EN
Contraste

Pesquisa, exposição, coleção

Fotografia contemporânea no IMS

Nesta oficina serão apresentadas as práticas da área de Fotografia Contemporânea do IMS, com foco nos projetos desenvolvidos em parceria com artistas como Claudia Andujar, Mauro Restiffe e Rosângela Rennó. A partir de estudos de caso de projetos que integram a Coleção de Fotografia Contemporânea do IMS, os alunos poderão conhecer diversos aspectos da curadoria e os bastidores das diferentes etapas do trabalho: pesquisa, diálogo com os artistas, edição das imagens, definição da lista de obras, escolhas dos suportes de montagem, expografia, design gráfico, edição do catálogo, montagem das exposições, suas respectivas itinerâncias e eventos relacionados.

Pré-requisitos: Indicada a interessados em fotografia e artes visuais.

Maquete da exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami
Maquete da exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami

Como participar

ESGOTADO (lista de espera disponível)

Quando
9, 16, 23 e 30 de agosto de 2019, sextas, das 16h30 às 19h

R$200, pelos 4 encontros.
12 vagas.

Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.


Sobre os professores

Valentina Tong é arquiteta e curadora-assistente na área de Fotografia Contemporânea do IMS.

Ângelo Manjabosco é pesquisador e responsável pela coleção de Fotografia Contemporânea do IMS.


Programa

1) Introdução à área de Fotografia Contemporânea: exposições, coleção, revista ZUM e site da revista ZUM. Apresentação de duas exposições comissionadas: São Paulo, fora de alcance, de Mauro Restiffe e Rio utópico, de Rosângela Rennó.

2) A exposição Corpo a Corpo: a disputa das imagens, da fotografia à transmissão ao vivo e projetos comissionados com Bárbara Wagner, Garapa, Mídia Ninja, Jonathas de Andrade, Letícia Ramos e Sofia Borges.

3) O projeto Claudia Andujar, da pesquisa no arquivo da fotógrafa até a realização de duas exposições: No lugar do outro e A luta Yanomami.

4) Os projetos desenvolvidos para a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Memento (coletivo Trëma), Samba Shiva (Vijai Patchineelam), Na espiral do Atlântico Sul (Tatewaki Nio), A infinita história das coisas (Sofia Borges), Casulo (Dias & Riedweg) e Jogo da memória (Aline Motta).


Exposições relacionadas


Cursos e oficinas IMS Paulista

Com destaque para a fotografia e voltada tanto para o público leigo quanto para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação de cursos contempla também áreas como música, cultura pop e artes visuais, além de dialogar com as exposições em cartaz no centro cultural.


Mais eventos

Mais IMS