Tatewaki Nio (Kobe, Japão – 1971) é um fotógrafo japonês radicado em São Paulo há cerca de duas décadas, com interesse em conexões culturais entre centros urbanos e diásporas transatlânticas. A arquitetura é um elemento central em suas fotografias, utilizando um rígido enquadramento frontal que reduz o volume e a perspectiva e reforça uma artificialidade das paisagens retratadas. Na espiral do Atlântico Sul, projeto desenvolvido para a Bolsa de Fotografia ZUM 2017 (o nome, na origem, era Conexão São Paulo-Lagos), teve como ponto de partida imagens feitas por Pierre Verger de casas construídas por ex-escravizados retornados do Brasil ao continente africano, investigando também as relações históricas observadas hoje entre as cidades de Lagos, na Nigéria, e São Paulo. O projeto é composto por três séries de fotografias: Nas pegadas dos retornados, Megacidades e Estou aqui. Sou daqui. Em outro projeto, Neo-andina, fotografou uma arquitetura extravagante e ultracolorida de El Alto, na Bolívia, fenômeno recente que mistura referências andinas e pré-hispânicas com uma estética kitsch de Las Vegas ou Bollywood.
Formado em sociologia pela Universidade Sophia (Tóquio), estudou fotografia no Senac-SP. Recebeu o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea em 2011 e foi contemplado com a residência fotográfica do Museu de Quai Branly em 2016. Participou de exposições coletivas como Confluências – Transatlântica 10 anos (2017), 18º Festival Sesc-Videobrasil (2013), X Bienal de Arquitetura de São Paulo (2013) e Esquizofrenia Tropical – Photoespaña (2012). Com o projeto realizado para a Bolsa, participou das exposições Histórias Afro-Atlânticas (Masp e Instituto Tomie Ohtake, 2018) e Ecos do Atlântico Sul (Instituto Goethe e Pivô, 2018 e 2019).
Vista da exposição Entre Nós
Vista da exposição Entre Nós
Vista da exposição Entre Nós
Abeocutá, Nigéria #7
Abeocutá, Nigéria #8
Ibadã, Nigéria #2
Ilexá, Nigéria #1
Ilexá, Nigéria #14
Ogbomossô, Nigéria #1
Ogbomossô, Nigéria #2
Porto Novo, Benim #7
Porto Novo, Benim #11
Vista da exposição Entre Nós
Tatewaki Nio
Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023
Vista da exposição Entre Nós
Tatewaki Nio
Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023
Vista da exposição Entre Nós
Tatewaki Nio
Vista do projeto Na espiral do Atlântico Sul na exposição Entre Nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS, 2023.
Abeocutá, Nigéria #7
Tatewaki Nio
Abeocutá, Nigéria #7, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109
Abeocutá, Nigéria #8
Tatewaki Nio
Abeocutá, Nigéria #8, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109
Ibadã, Nigéria #2
Tatewaki Nio
Ibadã, Nigéria #2, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm
Ilexá, Nigéria #1
Tatewaki Nio
Ilexá, Nigéria #1, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm
Ilexá, Nigéria #14
Tatewaki Nio
Ilexá, Nigéria #14, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral s/ papel de algodão impressa em 2023, 88×109 cm.
Ogbomossô, Nigéria #1
Tatewaki Nio
Ogbomossô, Nigéria #1, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023. 88×10
Ogbomossô, Nigéria #2
Tatewaki Nio
Ogbomossô, Nigéria #2, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023. 88×10
Porto Novo, Benim #7
Tatewaki Nio
Porto Novo, Benim #7, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 108×133
Porto Novo, Benim #11
Tatewaki Nio
Porto Novo, Benim #11, da série As pegadas dos retornados, 2017-18. Fotografia em pigmento mineral sobre papel de algodão impressa em 2023, 108×133
Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria
Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria
Najeem e Bankole em São Paulo
Lanre com sua família em Ibadã, Nigéria
Lanre com sua família em São Paulo
Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria
Tatewaki Nio
Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm
Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria
Tatewaki Nio
Bankole com a sua família em Ogbomossô, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm
Najeem e Bankole em São Paulo
Tatewaki Nio
Najeem e Bankole em São Paulo, da série Estou aqui, sou daqui, 59×49 cm.
Lanre com sua família em Ibadã, Nigéria
Tatewaki Nio
Lanre com sua família em Ibadã, Nigéria, da série Estou aqui, sou daqui, 59×73 cm.
Lanre com sua família em São Paulo
Tatewaki Nio
Lanre com sua família em São Paulo, da série Estou aqui, sou daqui, 59×49 cm.
São Paulo #2
São Paulo #17
Lagos #2
Lagos #35
São Paulo #2
Tatewaki Nio
São Paulo #2, da série Megacidades, 33×42 cm.
São Paulo #17
Tatewaki Nio
São Paulo #17, da série Megacidades, 33×42 cm
Lagos #2
Tatewaki Nio
Lagos #2, da série Megacidades, 33×42 cm
Lagos #35
Tatewaki Nio
Lagos #35, da série Megacidades, 33×42 cm
IMS Paulista
Pesquisa, exposição, coleção: fotografia contemporânea no IMS
9, 16, 23 e 30 de agosto de 2019, sextas, das 16h30 às 19h
Festival ZUM 2018
28, 29 e 30 de setembro de 2018
Entre nós: 10 anos da Bolsa Zum/IMS
São Paulo, Brasil
Pivô
De 1 de abril a 30 de julho de 2023
São Paulo, três ensaios visuais
São Paulo, Brasil
IMS Paulista
De 20 de setembro de 2017 a 15 de março de 2020
Pesquise no acervo de Arte Contemporânea
Consulte centenas de obras de arte contemporâneas, incluindo fotografias, livros de artista, vídeos e instalações.