Idioma EN
Contraste

Vijai Patchineelam

vijaipatchineelam.ims.com.br

Com uma produção que mescla fotografia, vídeo e publicações, Vijai Patchineelam (Niterói/RJ – 1983) assumiu a função de editor e curador de um arquivo familiar para realizar o livro Samba Shiva – As fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam, projeto contemplado com a Bolsa de Fotografia ZUM/Instituto Moreira Salles em 2016. Revisitou o acervo de cinco mil slides feitos pelo pai, Sambasiva Patchineelam – geólogo indiano que emigrou para o Brasil nos anos 1970 e desenvolveu uma vocação pela fotografia no novo país. Dividida em duas partes e seguindo uma estrutura mais emotiva do que cronológica, a publicação acompanha uma jornada de diáspora e imigração pelo olhar de duas gerações, intercalando uma narrativa sensorial com outra mais histórica que visa preencher lacunas.

É bacharel em desenho industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorando na Academia Real de Belas Artes de Antuérpia e na Universidade de Antuérpia, Bélgica. Já expôs no Centro Cultural São Paulo e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além de galerias na Argentina, Líbano e Índia.


Imagens de 'Samba Shiva'

Clique na imagem para ampliá-la

Por Dentro dos Acervos


Conteúdo relacionado


Eventos paralelos

Não há novos eventos previstos.


Pesquise no acervo de Fotografia Contemporânea

Consulte centenas de obras de arte contemporâneas, incluindo fotografias, livros de artista, vídeos e instalações.

Obras de Mídia Ninja, Jonathas de Andrade, Barbara Wagner e Mauro Restiffe. Acervo de Fotografia Contemporânea/ IMS

Atendimento ao pesquisador

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência. De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

fotografia.contemporanea@ims.com.br

A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.

A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme a quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.


Outros acervos

Mais IMS