AUDIOdescrição
XINGU: CONTATOS
parada 6
Contatos revisitados
As primeiras fotografias conhecidas de povos xinguanos foram feitas na década de 1880 e 1890, em expedições de etnólogos alemães. Nesses registros, que circularam em livros e relatórios na Europa, os indígenas são representados como exóticos objetos de estudo.
Nos anos 1920, a Comissão Rondon realizou as primeiras imagens em movimento na região. Peça de propaganda da integração dos indígenas ao projeto nacional, o filme termina com uma cena simbólica: uma fileira de indígenas sendo vestidos com uniformes. E uma cartela que anuncia: “Em breve teremos mais estes trabalhadores no convívio da nossa sociedade”.
Nos anos 1940, o Serviço de Proteção ao Índio (SPI) produziu farta documentação, na qual se repete a iconografia dos contatos, cada vez mais frequentes: a aproximação tensa, a entrega de roupas e objetos, a incorporação de indígenas às expedições.
Essa iconografia tem sido revisitada pelo audiovisual indígena em filmes que trazem o que as imagens de acervo não mostram: o ponto de vista dos povos contactados. Aqui temos dois exemplos dessa produção, com memórias dos Xavante e Ikpeng.