Idioma EN
Contraste

AUDIOdescrição

XINGU: CONTATOS

Primeiro território indígena demarcado no Brasil, em 1961, o Xingu é a casa de populações tradicionais que enfrentam há séculos inúmeras formas de intervenção e violência e inspiram a luta pelos direitos dos povos originários. Esses movimentos foram acompanhados por uma profusão de imagens: de registros de viajantes europeus a documentos de expedições do Estado brasileiro, da extensa cobertura na imprensa à revolução desencadeada nos últimos anos pelo audiovisual indígena.

A exposição propõe uma revisão da história dessas imagens, estabelecendo diálogos entre fotografias e filmes produzidos por não indígenas desde o século XIX e o trabalho atual de cineastas, artistas e comunicadores de povos do Xingu e de outras origens. O percurso conta com obras comissionadas a autores indígenas, itens de arquivos públicos e particulares, e alusões a outras concepções de imagem presentes nas culturas xinguanas, como grafismos e narrativas orais.

Parte da história do Xingu está registrada em fotografias sob a guarda do Instituto Moreira Salles. A exposição é o marco inicial de um processo de requalificação desse conjunto de imagens, com a colaboração de pesquisadores e lideranças indígenas, por meio da identificação de pessoas, locais e situações retratadas. Buscamos, assim, colocar o acervo a serviço da reflexão crítica sobre a representação dos povos originários na história do país e do desenvolvimento de novas formas de autorrepresentação indígena.

1

Abertura

2

Textos dos curadores

3

Do outro lado da câmera

4

Comunicadores

5

Do acervo à aldeia

6

Contatos revisitados

7

Sangradouro

8

Notícias do Xingu

9

Transporte do povo Ikpeng

10

Criança Ikpeng

11

Notícias do Xingu

12

Getúlio vargas põe cocar

13

A ditadura e o Xingu

14

Avião retido pelo povo Kawaiweté

15

Aeronaves e facões

16

Símbolos de luta

17

Anna Terra Yawalapit

18

Aldeia Khĩkatxi

19

Kubeí

20

Kamikia Kisêdjê

21

Aritana Yawalapiti

22

Maureen Bisilliat

23

Futuro dos rituais

24

Lideranças

25

Mapulu Kamaiurá