Indumentárias negras em foco
África: moda, cultura e tradição
Maureen Bisilliat. Empresa das Artes, 1993
Com textos breves e entrevistas que trazem o olhar da população marfiniana sobre o ato de vestir, o livro com fotos de Maureen Bisilliat retrata a moda, a cultura e a tradição da Costa do Marfim por meio do vestuário da década de 1990, mesclando cotidiano e modos locais de se fazer roupa africana.
Nesta publicação, podemos conhecer o pagne e a técnica batik. O primeiro é uma expressão genérica empregada em vários países da África do Oeste para denominar tecidos vendidos em cortes especiais, próprios para a indumentária tradicional da região. Já batik é um método de impressão que foi introduzido na Costa do Marfim via Guiné e Mali, sob forte influência de rotas comerciais coloniais. Nessa técnica, motivos geométricos ou figurativos são decorados sobre o tecido de algodão cru, protegendo-o da tinta com cera aplicada por carimbos e pincéis. Por conta do uso da cera, esses tecidos também são conhecidos mundialmente como wax print (impressão de cera).
No intervalo das páginas 64 a 67, vemos a estilista Brigitte Nahodé Okai vestindo as suas criações, que utilizam tecidos africanos tradicionais, como o kente de Gana e tecidos wax print, para criar modelagens que se fundem com estéticas tradicionais e ocidentais da época.
Outros livros que fazem parte da exposição
Photographs: Bamako, Mali 1948-1963, de Seydou Keïta
Mali Twist, de Malick Sidibé
Gentlemen of Bacongo, de Daniele Tamagni
Conflict and Costume: The Herero Tribe of Namibia, de Jim Naughten
Moda e história: as indumentárias das mulheres de fé, de Pierre Verger e Raul Lody
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.