Por dentro do Acervo
O retratista de Diamantina
Negros, brancos, pobres, ricos, homens, mulheres, crianças, idosos. Todos, sem distinção, ganharam do fotógrafo Chichico Alkmim o mesmo olhar cuidadoso, perfeccionista, que criava e recriava ângulos, enquadramentos, figurinos, luz e cenários em busca da melhor composição. (Mànya Millen)
Um olhar muito sofisticado
Um dos pioneiros da fotografia de publicidade no Brasil, Chico Albuquerque deixou sua marca em várias áreas, dos retratos em estúdio aos registros urbanos de prédios, ruas, instalações industriais. A exposição O fotógrafo Chico Albuquerque, cem anos ocupará o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, em Fortaleza, cidade onde ele nasceu.
Cemitério do Araçá
A série Primeira Vista traz textos de ficção inéditos, escritos a partir de fotografias selecionadas no acervo do Instituto Moreira Salles. O autor escreve sem ter informação nenhuma sobre a imagem, contando apenas com o estímulo visual. Noemi Jaffe criou Cemitério do Araçá a partir de foto de Claude Lévi-Strauss.
Brasília: Fotografias de Jorge Bodanzky
A série de fotografias Brasília, do cineasta Jorge Bodanzky (1942), faz parte do acervo do artista, incorporado em 2013 às coleções do IMS. Em 2017, o Instituto Moreira Salles apresentou 11 imagens feitas entre 1964 e 1965, período inicial da ditadura militar no Brasil, como parte de uma exposição em São Paulo.
Mapa da dor
A seção Primeira Vista publica todo mês textos de ficção inéditos, escritos a partir de fotografias selecionadas no acervo do Instituto Moreira Salles. O autor escreve sem ter informação nenhuma sobre a imagem, contando apenas com o estímulo visual. André de Leones foi convidado a escrever sobre uma foto de Vincenzo Pastore. O resultado é “Mapa da dor”.
Manda descer pra ver
Marca registrada do carnaval baiano, o afoxé Filhos de Gandhi tem passagens em pelo menos três acervos do IMS. Fotografado em cores por Maureen Bisilliat e Jorge Bodanzky, o bloco mereceu ensaio em preto e branco mais extenso de Marcel Gautherot, que acompanhou um de seus desfiles no início de 1960.
O abraço
A série Primeira Vista traz textos de ficção inéditos, escritos a partir de fotografias selecionadas no acervo do Instituto Moreira Salles. O autor escreve sem ter informação nenhuma sobre a imagem, contando apenas com o estímulo visual. Inspirada por uma foto de Maureen Bisilliat, pertencente a uma série sobre travestis no carnaval do Rio de Janeiro (c.1980), Carola Saavedra escreveu “O abraço”.
