Idioma EN
Contraste

Ação Educativa (SP)

Fundada em 1994, a Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos. Para isso, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais. Atualmente são 1.500 jovens em programa de formação e 66 mil professores em cursos de atualização profissional.

Artistas

Dinha

Literatura

Lucas Quintino

Fotografia

Robinho Santana

Artes visuais

Elizandra Souza

Literatura

Mell Gonçalves

Fotografia

A arte que liberta não pode ser confinada

Projeto coletivo da Ação Educativa

O conjunto de trabalhos que a Ação Educativa reúne neste projeto se pauta na reflexão sobre os sentimentos e percepções que vicejam na condição de isolamento social. São obras que expressam inquietações que o confinamento compulsório provoca nos indivíduos e nas coletividades, mas discutem privações de circulação e acessos para além da pandemia. Entendemos que a crise atual serve de espelho para uma sociedade que, historicamente, produziu apagamento, exclusão, esquecimento e negação dos que ela rejeita.

As obras abordam a segregação social das periferias, as desigualdades e opressões que marginalizam determinados grupos sociais, o encarceramento de adolescentes e jovens e as múltiplas vulnerabilidades psicossociais que afligem a todos. Mas o tom não é apenas de denúncia, é de anúncio, pois aqui estão artistas engajados produzindo uma arte que mira a emancipação mesmo quando criada em isolamento.

Uma arte que rompe o confinamento feito chave de fenda, metáfora que guia a narrativa do poema O que não pode ser retido, de Dinha, uma das obras do projeto. Abre “palavras e corações”, como diz a poeta, e desestabiliza o que está pretensamente consumado.

O projeto integra onze obras, envolvendo diretamente 19 artistas, todos da periferia de São Paulo. São participantes do Estéticas das Periferias, evento do qual o IMS é parceiro desde 2017, e artistas educadores que atuam com oficinas de arte e cultura no Projeto Arte na Casa, realizado nos últimos 12 anos pela Ação Educativa em unidades de internação da Fundação Casa. São trabalhos em diversas linguagens: literatura, música, artes visuais, fotografia e vídeo.

A curadoria do projeto é de Eleilson Leite, coordenador de cultura da ONG Ação Educativa, e a produção de Adriano José, da Ayó Produções.

Mais sobre o Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Conheça os participantes:

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z