Idioma EN
Contraste

Ação Educativa no Convida

19 artistas da periferia de São Paulo

Mell Gonçalves (SP)

Fotógrafa e produtora cultural, integrou os coletivos Fabicine e Cinecachoerinha. Atuou como videomaker e fotógrafa no Centro Cultural da Juventude. Seus registros da Mostra de Artes Cênicas – Estéticas das Periferias renderam duas exposições individuais (Corpos em Expressão I e II – Arte, Cultura e Afeto). Atualmente, toca sua própria produtora, Elo Produções.

O paradoxo do nosso eu

Presos em nossa própria liberdade

 

Em tempos de pandemia, a necessidade de buscarmos acalento em nosso próprio eu se faz ainda mais forte.

Foi preciso fazer companhia para nossa própria solidão e buscar abrigo dentro de nossas mentes. Reavaliar nossos costumes, desaprender o que era rotina e lançar fora a angústia e anseios. Compreender que o espaço-tempo nos conecta a uma nova era, onde em todas as nações a palavra mais falada é: casa e ela ganha um novo significado para além de morada e tem mais força como abrigo. Abrigo de nossa alma, nossos sonhos, nossa resistência e existência.

A série de registros que realizei visa expressar em fotografias os paradigmas que foram quebrados nos colocando diante de um paradoxo: estamos presos dentro da nossa própria liberdade. Por meio das imagens que produzi, podemos encontrar cor, recriar nossos valores no mais simples. Espero com isso resgatar a beleza da existência no olhar profundo para nós e pelos nossos.

Fotos de Mell Gonçalves

Publicado em 29/6/20

Mais sobre o Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Conheça os participantes:

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z