Idioma EN
Contraste

Ação Educativa no Convida

19 artistas da periferia de São Paulo

Victor Vint e Uilson França (SP)

Uilson França é graduado em Produção Digital e pós-graduado em Docência Superior e Linguagem Cinematográfica. Diretor, produtor e roteirista, difunde a arte cinematográfica em diversas instituições. Victor Vint estudou Rádio e TV na Universidade São Judas Tadeu. É ilustrador atuante, principalmente no ambiente de Reggae Sound System, onde também é membro, e responsável pela identidade visual do África Mãe do Leão sistema de som. Desde 2014 trabalha como arte-educador no Arte na Casa, atendendo adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas.

Este projeto audiovisual composto por 2 vídeos tem o objetivo refletir sobre o atual período de pandemia e trazer um olhar sensibilizado para as questões de raça e gênero relacionadas ao isolamento social, que no momento é uma das medidas necessárias para o bem de todos.

Os vídeos são baseados na percepção de produtores audiovisuais pretos, que observam e sofrem os efeitos do isolamento social, levando em consideração que pessoas pretas podem sofrer mais com a pandemia pelas condições de desigualdade social.

Devido à necessidade de distanciamento social como medida de evitar a propagação da Covid-19, Uilson França e Victor Vint dirigem os atores através de ligação telefônica, chamada de vídeo e mensagens de áudio e texto e cada personagem capta suas próprias imagens com um aparelho de celular seguindo essas orientações.

O isolamento começou agora?

Kauan Bispo

Este vídeo tem como intenção retratar a diminuição no ritmo das relações sociais, além de fazer referência à questão racial e aos acontecimentos recentes na questão. O vídeo que é conduzido por uma narração, faz provocações e traz questionamentos acerca da afetividade e sociabilidade durante este período de isolamento. Para narrar a obra e também atuar convidamos Kauan Bispo, um jovem da periferia da Zona Oeste que através de oficinas culturais se descobriu poeta.

Victor Vint: direção, roteiro, edição, texto, imagens
Uilson França: co direção, imagens
Kauan Bispo: voz, poesia, imagens, atuação

Publicado em 22/6/20


Pandemia branca

Wiara Nagô e Nanny Carvalho

Duas mulheres pretas, capoeiristas, lidam com o Isolamento social e a solidão em sua rotina de treinos, que além de um exercício físico é a ligação com a ancestralidade e musicalidade.

Uilson França: direção, roteiro e edição
Victor Vint: co direção e criação

Wiara Nagô: trilha sonora
Eleilson Leite: produção executiva

Adriano José: produção

Agradecimentos: Fernanda Nascimento, Gal Souza e Bergman de Paula

Publicado em 19/6/20

Mais artistas da Ação Educativa

Mais sobre o Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Conheça os participantes:

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z