Idioma EN
Contraste

Abertura de Arquivo Peter Scheier

Abertura da exposição

Com a curadora e os filhos de Peter Scheier. Relacionada à exposição Arquivo Peter Scheier

Quando

25 de janeiro de 2020, sábado, às 11h

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Galeria 3 - 8º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

A abertura da exposição Arquivo Peter Scheier acontece com a presença da curadora Heloisa Espada e de Bettina Lenci e Thomas Scheier, filhos de Peter Scheier.

A exposição é resultado de um mergulho no arquivo de aproximadamente 35 mil imagens do fotógrafo alemão (1908-1979), realizadas entre as décadas de 1940 e 1970, pertencentes ao Instituto Moreira Salles. A mostra destaca a passagem de Scheier pela revista O Cruzeiro, nos anos 1940, seus registros sobre o nascimento de instituições como o Museu de Arte de São Paulo e a Bienal de São Paulo, nos anos 1950, bem como sua colaboração com arquitetos como Rino Levi e Lina Bo Bardi.

Heloisa Espada é coordenadora de Artes Visuais do IMS. Entre as exposições que organizou, estão Geraldo de Barros e a fotografia (2014) e Conflitos: fotografia e violência política no Brasil, 1889-1964 (2017).

Tel Aviv, Israel, 1959. Foto de Peter Scheier / Acervo IMS
Tel-Aviv, Israel, 1959. Foto de Peter Scheier / Acervo IMS

Como participar

Quando
25 de janeiro de 2020, sábado, às 11h.

Entrada gratuita, por ordem de chegada.

Evento sujeito à lotação.


Sobre Peter Scheier

Nascido em Glogau, na Alemanha, e de origem judaica, Peter Scheier (1908-1979) mudou-se para o Brasil em 1937, fugindo da ascensão do Partido Nazista em seu país. Morando em São Paulo, o fotógrafo trabalhou num frigorífico antes de se iniciar na profissão pela qual ficaria conhecido. Scheier vendia cúpulas de abajur quando decidiu realizar um catálogo fotográfico que suavizaria o trabalho de carregar as amostras. Acabaria descobrindo que fotografar as mercadorias era mais lucrativo e mais interessante do que vendê-las. O Instituto Moreira Salles tem cerca de 35 mil imagens do artista, a maioria negativos fotográficos de sua trajetória profissional no Brasil. O acervo inclui também um vasto conjunto de documentos – certificados, contratos, cadernos, cartões de visita, carimbos, portfólios, álbuns de família, livros, revistas e jornais – que, junto com as fotos, contam sobre a atuação diversificada do Estúdio Peter Scheier, que funcionou entre o início da década de 1940 e 1975, quando Scheier e sua esposa, Gertrudes Willheim, retornaram para a Alemanha.


Exposição relacionada


Mais eventos

Mais IMS