Idioma EN
Contraste

Aproximações fotográficas

do simbólico à forma

Atividade educativa

Quando

28 de setembro de 2019, sábado, das 14h às 18h

Entrada gratuita

Esgotado. Mais informações em Como participar.

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

A fotógrafa suíça Claudia Andujar chegou ao Brasil, em 1955, depois de ter perdido parte de sua família nos campos de concentração nazistas. Andujar relata que a fotografia foi importante para estabelecer contato com as pessoas e com a cultura brasileira.

A partir de 1970, Andujar entra em contato com a cultura Yanomami na região norte do Brasil, e a câmera novamente é utilizada como instrumento de aproximação. Nessas imagens, percebe-se o uso de recursos que expandiam as possibilidades do aparelho fotográfico: filmes com captação de luz infravermelha, vaselina na lente e filmes chromo. Era como se fosse necessário interferir no aparelho fotográfico para expandir as possibilidades de criação e garantir que as imagens dessem conta daquele universo simbólico.

Neste Encontro com Professores, os participantes serão convidados a refletir sobre a prática fotográfica como forma de se comunicar, de fazer contato e construir relações. Para isso, será proposta a feitura de fotografias com câmeras artesanais e de maneira a gerar interferências no processo de criação das imagens.

Inscrição prévia até 27 de setembro por meio do e-mail: educativo.rj@ims.com.br

A exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami apresenta o trabalho da fotógrafa e ativista que dedicou a vida a estudar e proteger um povo indígena ameaçado de extinção. A mostra, com imagens e documentos inéditos, reconta a transformação de um projeto fotográfico num marco da história visual e política do país.

Criança Yanomami em pé dentro de uma oca, sob um facho de luz
Foto de Claudia Andujar

Como participar

Quando
28 de setembro de 2019, das 14h às 18h

Vagas esgotadas. Entrada gratuita.

Nº de participantes: 20 pessoas
Pré-requisito: profissionais em exercício
Vagas também para estudantes de licenciatura e educadores de instituições culturais
Com certificado de participação
Mais informações: (21) 3284-7485


O que é o Encontro com professores?

O Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a professores das redes públicas e privada de ensino, de nível básico e superior, a fim de contribuir na preparação das visitas com seus alunos e desdobramentos em sala de aula.

Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.

Mais informações: educativo.rj@ims.com.br ou (21) 3284-7485.

Instagram: @imseduca


Exposição relacionada


Mais eventos

Mais IMS