Idioma EN
Contraste

Claudia Andujar por Ailton Krenak e Renata Tupinambá

Debate sobre os direitos originários e resistência indígena com os líderes Ailton Krenak, professor e escritor e Renata Tupinambá, fundadora da Rádio Yandê. O debate faz parte da programação da exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami.


Sobre os participantes

Renata Tupinambá possui bacharelado em Jornalismo. É produtora, consultora, roteirista, poeta, e cofundadora da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena do Brasil. Criadora do podcast Originárias primeiro no Brasil de entrevistas com artistas e músicos indígenas. Atua desde 2006 na difusão das culturas indígenas, em 2008 começou trabalhar com comunicação indígena passando por variados projetos.

Ailton Krenak é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena no Brasil, participou da Assembleia Constituinte que produziu a atual Constituição Brasileira (1988), assegurando os direitos originários dos índios. É fundador da ONG Núcleo de Cultura Indígena, responsável por disseminar a cultura indígena. Em 2016, recebeu título honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde dá aulas de "Cultura e História dos Povos Indígenas" e "Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais".


Como participar

Quando
31 de agosto de 2019, sábado, às 17h

Entrada gratuita, por ordem de chegada. Evento sujeito à lotação.


O que é Conversas na galeria

A série Conversas na galeria promove o encontro de críticos, professores e especialistas com o público nos espaços expositivos do IMS, estimulando o debate em contato direto com as obras de arte. 


Exposição relacionada


Mais eventos

Mais IMS