Conversa na galeria
Relacionada à exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami
Quando
Entrada gratuita
Lugares limitados. Mais informações em Como participar.
IMS Paulista
Galeria 3
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
O professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), escritor e líder indígena Ailton Krenak comenta o trabalho de Claudia Andujar e a luta contínua pelos direitos originários dos índios, como parte da programação relacionada à exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami.
A retrospectiva apresenta o trabalho da fotógrafa e ativista que dedicou a vida a estudar e proteger um povo indígena ameaçado de extinção. A mostra, com imagens e documentos inéditos, reconta a transformação de um projeto fotográfico num marco da história visual e política do país.
Considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena no Brasil, Ailton Krenak participou da Assembleia Constituinte que produziu a atual Constituição Brasileira (1988), assegurando os direitos originários dos índios. É fundador da ONG Núcleo de Cultura Indígena, responsável por disseminar a cultura indígena. Em 2016, recebeu título honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde dá aulas de "Cultura e História dos Povos Indígenas" e "Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais".