Como abrir os olhos?
Atividade educativa
20 vagas
Parte de Encontro com professores
Quando
27 de abril de 2019, sábado, das 14h às 18h
Entrada gratuita
Vagas esgotadas. Mais informações em Como participar.
IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
A exposição Harun Farocki: quem é responsável? apresenta um conjunto de videoinstalações e filmes, produzidos entre 1969 e 2014, que articulam arte e política de forma crítica, ampla e profunda. As obras abordam o uso de imagens em sistemas de observação e controle – pictogramas, animações de jogos eletrônicos, cenas de monitoramento de trânsito ou o retrato na capa de um tabloide – e tratam das implicações dessas imagens na sociedade. Desvenda também as relações entre a indústria cultural e a indústria de guerra, por exemplo.
Segundo o filósofo e crítico de arte Didi-Huberman, a pergunta fundamental que norteia todo o pensamento de Farocki é “Por que, de que maneira e como a produção de imagens participa da destruição dos seres humanos?”. Assim, o artista estabelece conexões entre a maneira de fazer, as formas de visibilidade e os modos de pensar, à medida que discute o processo cinematográfico como tecnologia de imagem e percepção.
Neste Encontro com Professores no IMS Rio, os participantes poderão conhecer e refletir sobre os aspectos estéticos e políticos do trabalho de Harun Farocki, por meio de visita mediada investigativa, de leituras/debates e da criação de proposições pedagógicas.
Vagas esgotadas.
Entrada gratuita.
Nº de participantes: 20 pessoas
Pré-requisito: profissionais em exercício
Vagas também para estudantes de licenciatura e educadores de instituições culturais
Com certificado de participação
Mais informações: (21) 3284-7485
23 de março de 2019, sábado, das 14h às 18h | IMS Rio
O Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a professores das redes públicas e privada de ensino, de nível básico e superior, a fim de contribuir na preparação das visitas com seus alunos e desdobramentos em sala de aula.
Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.
Mais informações: [email protected] ou (21) 3284-7485.