Idioma EN
Contraste

Estéticas das periferias 2021

Festival

Abertura oficial

Quando

31/10/2021, domingo, das 15h às 17h

Evento online e gratuito

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook

Encontro Estéticas das Periferias

A 11ª edição do Encontro Estéticas das Periferias, iniciativa da Ação Educativa, vai homenagear as mulheres negras que constroem a cultura das periferias. A partir da experiência da escritora Carolina Maria de Jesus, o evento buscará mostrar como as mulheres periféricas estão, no dia a dia, produzindo e disseminando cultura, assim como fez a autora de Quarto de despejo. O Estéticas das Periferias ocorre de forma presencial e online de 31 de outubro a 7 de novembro, com extensa programação artística em mais de 30 espaços culturais da cidade de São Paulo.

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

Patrocínio

 

Parceria

 

Programação e produção

 

Realização e correalização


Programação em parceria com o IMS

Ciclo Novas Carolinas
com Preta Rara, Pedro Lucas e Dandara Pilar

Debate e performances relacionadas à obra de duas autoras periféricas e negras contemporâneas, cujo perfil social e de escrita se assemelham ao de Carolina Maria de Jesus: Preta Rara, autora do livro Eu, empregada doméstica – a senzala moderna é o quartinho da empregada e Tula Pilar [Pedro e Dandara], poeta ligada ao Sarau do Binho e que faleceu em 2019. Sessões gravadas para transmissão no evento.

 

Vedete da Favela
com Grupo Clarianas

Performance musical e cênica baseada em uma das canções do LP de Carolina Maria de Jesus.

O Grupo Clarianas, tem a honra de anunciar o lançamento da nova versão e clipe da música Vedete da Favela, uma canção da eterna escritora, cantora e compositora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), lançada em 1961. Com arranjos que lembram o samba de Cabula, criados pelo arranjador Giovani Di Ganzá e a diretora musical Naruna Costa, a música traz a voz das cantadeiras Martinha Soares, Naloana Lima e Naruna Costa, a percussão de Jackie Cunha e as cordas (viola caipira, rabeca e violoncelo) de Di Ganzá. O clipe, dirigido por Naruna, tem a direção de fotografia de Fernando Solidade e faz uma atualização da figura "vedete", sendo representada pela atriz-trans Sol Almeida. Outra artista convidada para integrar o filme é a Dandara Pilar, filha da saudosa escritora Tula Pilar (1970-2019), que era considerada uma nova Carolina Maria De Jesus, pela semelhança de suas histórias. Todas as imagens foram realizadas na comunidade de Paraisópolis, a segunda maior favela da cidade de São Paulo e que completou um século de história em 2021. Tudo rodado nos arredores do bar da Dona Lôra, moradora da comunidade que também participa do filme. Uma grande homenagem das Clarianas, um grupo de cantadeiras urbanas-periféricas, que tem Carolina Maria de Jesus como uma das maiores referências artísticas negras do Brasil até os dias de hoje. Material gravado para transmissão durante o evento.

 

Teatro Crespos
com Os Crespos

Dois atores levam a cena fragmentos do espetáculo Ensaio Sobre Carolina, primeiro espetáculo da Cia Os Crespos. O espetáculo é um discurso-canto-narrativa, inspirado no livro Quarto de Despejo da escritora Carolina Maria de Jesus. Os atores se movem entre os fragmentos da peça, de onde emerge a interrogação sobre os vestígios dos dias de vida dos “marginalizados” na cidade, através do olhar e da fala de uma catadora de papel, sobre sua realidade e convívio na sociedade brasileira. Da fome à popularidade instantânea, o talento e a sobrevivência das “carolinas” do Brasil: seus sonhos, seus amores e sua luta.


Edições anteriores

O nascimento do encontro Estéticas das Periferias ligado ao projeto de expor, debater e apresentar inovações artísticas presentes nas periferias de diferentes lugares, muitas vezes distantes espacialmente, mas que guardavam elementos culturais comuns.

Idealizado pela Ação Educativa, o encontro chega à sua décima primeira edição em 2021 na cidade de São Paulo. O evento mobiliza inúmeros espaços culturais em todas as áreas dos fundões da capital paulistana – de Sul a Norte.

O experimentalismo artístico permeia toda a programação, que é construída colaborativamente por 42 coletivos culturais, a partir de 6 eixos curatoriais: produção cultural de mulheres, direitos humanos, culturas negras, direito à cidade, meio ambiente, futebol e cultura.


Como participar

Quando
31/10/2021, domingo, das 15h às 17h

Eventos online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.


Exposição relacionada