Em 2024, a Educação do IMS lançou a Escola Escuta, plataforma de formações que tem como propósito estabelecer fluxos de troca, ampliar competências, repertórios e conexões que contribuam com processos culturais mais democráticos e que favoreçam a diversidade. O módulo Arte, Corpo e Metrópole reuniu 4 artistas propositores e 15 artistas participantes para mergulhos em processos artísticos de forte conexão com seus territórios, realizados em diversos pontos da metrópole fluminense. O filme é resultado destes encontros e, no Escuta 5, conta com uma troca entre artistas propositores e público após a sua exibição.
Gabriella Marinho
Vive e trabalha em São Gonçalo, RJ. Foi criada por mulheres pretas que a introduziram ao mundo das artes a partir das suas vivências. Artista plástica e jornalista especializada em Literaturas Africanas, reflete sua existência a partir do espaço, subjetividade e corporeidade, usando o barro como ponto de partida material e filosófico.
Instagram Gabriella Marinho
Rona Neves
Multi artista, cria do Morro dos Pretos Forros/Boca do Mato, onde vive. Artista residente no Espaço Travessia, transita pela pintura, escultura, escrita, dança, teatro, cinema, artes Visuais e suas performances chamadas pelo artista de inCORPOração.
Instagram Rona Neves
Mediação
Osmar Paulino (curador do Escuta Festival 5) | Uniperiferias
Geógrafo (UFRJ), Mestre em Cultura e Territorialidades (UFF), fundador e curador do FAIM Festival e coordenador na Uniperiferias. Integra o grupo Afrovisualidades e ministrou aulas na Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio. Publicou artigos na Folha e na revista Periferias.
Instagram Osmar Paulino
Quando
18/1/2025, sábado, 18h às 19h30
Onde
MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira
Espaço: auditório
Rua Pedro Ernesto, 80
Gamboa - RJ
Entrada gratuita
Não é necessário inscrição antecipada.
O Escuta Festival é um evento integrado por manifestações de artistas e agentes culturais de múltiplos territórios periféricos do Rio de Janeiro. Foi concebido e realizado por uma curadoria coletiva de artistas e articuladores culturais, bem como por comunicadores e produtores de territórios da metrópole fluminense, para construir estratégias de articulação coletiva, formas de expressão, construção e manutenção de redes de apoio ao fazer artístico.