Flipoços 2019

Atividade

Festival Literário de Poços de Caldas

Quando

De 27 de abril a 5 de maio de 2019

Entrada gratuita

Mais informações em Como participar

IMS Poços

Rua Teresópolis, 90
Poços de Caldas/MG

De 27 de abril a 5 de maio, o IMS Poços apresenta uma série de eventos que integram a programação da Flipoços 2019 (Festival Literário de Poços de Caldas). Em sua 14ª edição, o evento promove encontros e palestras sobre o tema Literatura Sem Fronteiras. O intuito é propor um diálogo entre a literatura brasileira e a latino-americana. 


Programação

Exibição de Orides, onde ninguém mais, de David Ribeiro
27 de abril de 2019, sábado, às 14h | Auditório
O filme conta a trajetória de Orides Fontela, desde sua infância em São João da Boa Vista (SP) até seu falecimento. O documentário conta com 15 depoimentos de amigos, familiares e pesquisadores do legado da poeta, entre eles o biógrafo de Orides, Gustavo de Castro, amigos próximos, como Dora Avânzi e Gerda Schröeder, e o editor responsável pela popularização da sua obra, Luís Fernando Emediato. 

Tardes poéticas sobre Orides Fontela
27 de abril de 2019, sábado, às 16h | Chalé
Coordenada por Beatriz Aquino, a série de encontros Tardes poéticas tem como objetivo difundir a obra de escritores brasileiros, principalmente os que integram o acervo do IMS. Ao longo das atividades, são empregadas ferramentas como a declamação de poesias, leituras de textos e músicas, visando a aproximar os participantes dos escritores abordados.

Exibição de Vidas secas, de Nelson Pereira dos Santos
28 de abril de 2019, domingo, às 16h | Auditório
Uma família miserável tenta escapar da seca no sertão nordestino. Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia vagam sem destino e já quase sem esperanças pelos confins do interior, sobrevivendo às forças da natureza e à crueldade dos homens. Adaptação da obra de Graciliano Ramos.

Conversa Quem tem medo de Haroldo de Campos?
1 de maio de 2019, quarta, às 18h | Auditório
O professor Sergio Roberto Montero Aguiar comenta o percurso intelectual como poeta, teórico, ensaísta, transtradutor e professor de Semiótica da Literatura Haroldo de Campos (1929-2003). O encontro contribui para desmistificar o medo que circula sobre a percuciência do fazer literário e intelectual do autor do verso “manter a enteléquia viva”. 

Exibição de Histórias Cruzadas, de Marc Dourdin
2 de maio de 2019, quinta, às 19h | Auditório
As vidas de pacientes à espera de uma doação de órgãos e seus familiares, médicos e profissionais de saúde revelam o fascinante mundo do transplante, feito de paciência, urgência, esperança e generosidade. Com a participação do cineasta Marc Dourdin e mediação de Marcelo Leme.

Exibição de O futebol, de Sergio Oksman
5 de maio de 2019, domingo, às 16h | Auditório
Sergio e seu pai, Simão, não se viram ao longo de 20 anos. A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil fornece ao filho, que mora na Espanha, um pretexto para conviver algum tempo com o pai, retomando o antigo hábito de assistirem a jogos juntos.


Como participar

Atividades gratuitas e abertas ao público.

Entrada sujeita à lotação dos espaços.

Mais informações: (35) 3722-2776


Mais IMS