Idioma EN
Contraste

Hora de Clarice 2023

Filme + conversa

Exibição de O Rio de Clarice Lispector, seguida de conversa

Quando

10/12/2023, domingo, às 17h

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações abaixo.

Livraria da Travessa

Shopping Leblon, loja 205 A
Rua Afrânio de Melo Franco, 290
Leblon – Rio de Janeiro - RJ

O lançamento do média-metragem O Rio de Clarice Lispector, com direção de Eucanaã Ferrraz, roteiro de Bruno Cosentino e edição de Laura Liuzzi, marca o evento Hora de Clarice em 2023. Criado em 2011 pelo IMS, Hora de Clarice nasceu com proposta de fazer com que o dia 10 de dezembro, data de nascimento da autora, seja comemorado e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países.

Cena de Rio de Clarice Lispector, de Eucanaã Ferraz

O Rio de Clarice Lispector

Lugares marcantes da vida de Clarice Lispector no Rio de Janeiro, da adolescência até o retorno à cidade após anos de vida nômade, são desvendados por Teresa Montero, biógrafa da autora, em seu passeio guiado e no livro O Rio de Clarice: Passeio afetivo pela cidade, que agora inspira o média-metragem O Rio de Clarice Lispector dirigido por Eucanaã Ferraz.

Com roteiro de Bruno Cosentino, edição de Laura Liuzzi e guiado pela própria Teresa Montero, o filme traz informações biográficas e trechos de contos, crônicas, cartas e romances que localizam Clarice e seus personagens em lugares como Jardim Botânico, Parque da Tijuca, Feira de São Cristóvão e Leme, em um percurso íntimo que cruza biografia e ficção.


Mais sobre o filme

Clarice Lispector passou a infância em Recife, mas aos 15 anos se mudou com o pai e as duas irmãs para o Rio de Janeiro. Foi na então capital federal que a escritora viveu a juventude e o início da vida adulta: concluiu o ensino médio, se formou na faculdade de Direito, teve as primeiras experiências profissionais na imprensa, se casou e, em 1943, lançou seu primeiro livro, Perto do coração selvagem.

Seguiu-se uma longa temporada de 16 anos sem residência fixa na cidade. Acompanhando o marido diplomata, Maury Gurgel Valente, Clarice viveu em Belém, Nápoles, Berna, Torquay e Washington. Em 1959, recém-divorciada e com dois filhos, retornou ao Rio de Janeiro, onde viveria no bairro do Leme até o fim da vida. No total, foram 28 anos morando na cidade.

Teresa Montero, biógrafa da escritora, mapeou os lugares frequentados por ela e por seus personagens e há 11 anos criou um passeio guiado pelo Rio, no qual entrelaça histórias da vida e da obra da autora de Laços de família.

Foi em São Cristóvão, por exemplo, na célebre Feira dos Nordestinos, frequentada por Clarice para comprar melado de cana e beiju, que a escritora flagrou o olhar de sua personagem Macabéa, de A hora da estrela. Em outro bairro, o Jardim Botânico, Ana, protagonista do conto “Amor”, após a visão de um cego mascando chiclete, desce abruptamente do ônibus para se perder na vastidão vegetal do parque, passando por uma experiência existencial transformadora.

Em 2018, o roteiro elaborado por Teresa Montero se transformou em livro, O Rio de Clarice: passeio afetivo pela cidade, publicado pela editora Autêntica. A partir dele, a área de Literatura do Instituto Moreira Salles, em colaboração com a área de Comunicação, criou o vídeo média-metragem O Rio de Clarice Lispector para celebrar o nascimento da grande escritora,

É a própria Teresa Montero quem guia o passeio, dando informações biográficas e lendo trechos de contos, crônicas, cartas e romances que localizam Clarice e seus personagens em lugares como Jardim Botânico, Parque da Tijuca, Feira de São Cristóvão e Leme. Trata-se de um percurso íntimo, revelador de cenários que convocam a emoção. Biografia e ficção cruzam-se na paisagem carioca e o que era cenário transforma-se em “personagem”.

Lá estão, por exemplo, o restaurante onde Lori e Ulisses, de Uma aprendizagem ou o Livro dos prazeres, se encontravam, bem como a área comum de um edifício que refaz concretamente passagens de A paixão segundo GH. Como se caminhasse pela cidade, o espectador reconstitui laços fundamentais que atam a vida familiar, as amizades, as experiências pessoais e o processo de criação clariceano.

O Rio de Clarice Lispector tem direção de Eucanaã Ferrraz, roteiro de Bruno Cosentino e edição de Laura Liuzzi – que vêm regularmente produzindo material audiovisual para o site dedicado à escritora mantido pelo Instituto Moreira Salles.


Participantes

Eucanaã Ferraz
Poeta e professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou diversos livros de poemas, entre eles, Sentimental, com o qual ganhou o prêmio Portugal Telecom (atualmente Oceanos), em 2013. Também escreveu livros para o público infant-juvenil e organizou obras de Caetano Veloso e Vinicius de Moraes. Desde 2010, é consultor de literatura do Instituto Moreira Salles, onde organiza publicações, exposições, debates, cursos e espetáculos.

Flavia Trocoli
Professora de Teoria Literária na UFRJ e pesquisadora do CNPq e da FAPERJ. Autora de ensaios em torno de Clarice Lispector, Virginia Woolf, Marcel Proust, Marguerite Duras, Hélène Cixous e Jacques Derrida. Co-organizadora de livros sobre psicanálise e arte.

Laura Liuzzi
Autora das coletâneas de poemas Calcanhar (7Letras, 2010) e Desalinho (Cosac Naify, 2014), Coisas (7Letras). Foi assistente do documentarista Eduardo Coutinho (1933-2014) nos filmes Um dia na vida (2010), As canções (2011) e Últimas conversas (2015).

Teresa Montero
Doutora em Letras pela PUC-Rio. Autora de "À procura da própria coisa. Uma biografia de Clarice Lispector" (Rocco, 2021). Idealizadora e guia do passeio "O Rio de Clarice", que virou livro publicado pela Autêntica em 2018. Assina o roteiro de “Clarice Lispector. A descoberta do Mundo” em parceria com a diretora do documentário, Taciana Oliveira. Organizadora e colaboradora de diversas obras da escritora para a editora Rocco como “Minhas Queridas” e” Todas as Cartas”.


Sobre Clarice Lispector

Clarice Lispector, nome que recebeu no Brasil em substituição a Haia Lispector, nasceu em Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, filha caçula de Pinkhouss Lispector e Mánia Lispector. Fugindo da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) após a Revolução Bolchevique de 1917, o casal foi obrigado a fazer escala na aldeia de Tchechelnik para que nascesse aquela que viria a ser um dos ícones da literatura brasileira. Menos de dois anos depois, com as filhas mais velhas, Tânia e Elisa, e a caçula, os Lispector partiram rumo ao Brasil, desembarcando em Maceió (AL), em 1922.


O que é Hora de Clarice ?

Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site especial do evento.


Como participar

Quando

10/12/2023, domingo, às 17h

Onde

Livraria da Travessa
Shopping Leblon, loja 205 A
Rua Afrânio de Melo Franco, 290
Leblon – Rio de Janeiro - RJ

Entrada gratuita

Grátis, lugares limitados.