Idioma EN
Contraste

Letizia Battaglia e o protagonismo feminino nas artes visuais

Atividade educativa

20 vagas
Parte de Encontro com professores

Quando

8 de agosto de 2019, quinta-feira, das 18h30 às 21h30

Entrada gratuita

Inscrição prévia até 6/8. Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Estúdio - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Neste encontro, convidamos os educadores participantes a conhecer, refletir e experimentar o universo de Letizia Battaglia. Serão propostas leituras de imagens com ênfase na representação das mulheres a partir de trabalhos de artistas que protagonizaram o feminismo nas artes visuais, além de sugerir possibilidades de práticas para serem realizadas com grupos de estudantes.

Pré-requisito: Atividade destinada a professores em exercício, estudantes de licenciatura e educadores de instituições culturais.

A exposição Letizia Battaglia: Palermo reúne 58 imagens, exemplares de publicações e vídeos da fotógrafa italiana cuja obra está profundamente ligada à cidade de Palermo, na Sicília, onde nasceu. Registrou a época dos conflitos mais violentos da máfia local, além de documentar o cotidiano da cidade. Letizia foi a primeira fotojornalista da Itália a cobrir o noticiário policial, e durante 30 anos suas lentes revelaram principalmente o terror implantado pela máfia local, embora não apenas isso. Seu trabalho fotográfico é uma das esferas sociais de sua atuação, com um posicionamento político engajado foi conselheira municipal da sua cidade, dirigiu uma revista elaborada exclusivamente por mulheres e criou um Centro Internacional de Fotografia em Palermo.

Via Calderai, Palermo, 1991 ©️Letizia Battaglia
Via Calderai, Palermo, 1991 ©️Letizia Battaglia

Como participar

Quando
8 de agosto de 2019, quinta-feira, das 18h30 às 21h30

Entrada gratuita. 20 vagas.

Necessário fazer inscrição prévia até 6 de agosto por meio de educativo.paulista@ims.com.br

Pré-requisito: Atividade destinada a professores em exercício, estudantes de licenciatura e educadores de instituições culturais.

Com certificado de participação

Mais informações: (11) 2842-9120


Encontro com Professores

Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a professores das redes públicas e privada de ensino, de nível básico e superior, a fim de contribuir na preparação das visitas com seus alunos e desdobramentos em sala de aula.

Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.


Exposição relacionada


Mais eventos

Mais IMS