Maratona Wiki

Artes + Feminismos 2019

Atividade

Revisão e criação de biografias e assuntos na Wikipédia. Relacionada à instalação Fotógrafas no acervo

Quando

8 de março de 2019, sexta-feira, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Inscrições antecipadas. Mais informações em Como participar.

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

O IMS Paulista recebe uma maratona de edição Wikipédia com objetivo de revisar ou criar biografias e assuntos relacionados à trajetória de mulheres cis, transgênero e indivíduos não-binários, ao feminismo e às artes. O evento é parte da mobilização internacional Art + Feminism para o aumento da visibilidade das histórias de e sobre mulheres.

A Wikipédia é a maior e mais popular iniciativa de pesquisa livremente acessada pela Internet. Dispõe atualmente de mais de 40 milhões de artigos em 250 línguas. Menos de 10% de seus editores se identificam como mulheres – dado representativo da baixa participação feminina na web como um todo.

Ao receber a maratona Wiki Artes + Feminismos 2019 em seu centro cultural da Av. Paulista o Instituto Moreira Salles respalda o movimento ao mesmo tempo em que difunde a obra de fotógrafas de seu acervo, homenageadas em uma instalação de curta duração inaugurada no mesmo dia do evento. São elas: Alice Brill, Dulce Soares, Hildegard Rosenthal, Lily Sverner, Madalena Schwartz, Maureen Bisilliat, Stefania Bril e Claudia Andujar.

Ensaio fotográfico A Nova Mulher, c. 1940. Praça da Sé, São Paulo, SP. Ensaio fotográfico publicado na Revista Nosso Século. Foto de Hildegard Rosenthal / Acervo IMS

Programação

Na atividade os participantes poderão conhecer mais sobre a enciclopédia colaborativa e serão orientados sobre como realizar suas contribuições.

9h às 11h - Apresentação da iniciativa e orientações gerais

11h às 12h - Visita guiada à exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami

12h às 13h30 - Intervalo para almoço

13h30 às 17h - Maratona de edição


Como participar

Qualquer pessoa pode participar da maratona de edição, independentemente de experiência prévia ou identidade de gênero. Facilitadores estarão no local para ajudar os participantes.

Recomendamos que os interessados levem seus próprios computadores, mas haverá alguns disponíveis no local.

20 vagas
Lugares limitados, por ordem de chegada.

Para participar da atividade é necessário fazer inscrição online na maratona antes de chegar ao IMS Paulista.
Você pode entrar com sua conta da Wikipédia (iniciar sessão) ou criar uma conta nova (pedir uma conta). 


Mais eventos