Idioma EN
Contraste

Marc Ferrez por Hélio Menezes

A palestra versa sobre um conjunto de imagens da escravidão e de retratos de tipos humanos realizadas por Marc Ferrez; a partir de uma mirada cruzada entre os campos da antropologia, história e fotografia, busca-se contextualizar essas imagens no conjunto mais amplo de trabalhos do fotógrafo e refletir sobre suas relações difíceis com as teorias raciais de época, bem como seu legado na construção de representações visuais sobre corpos racializados.

Vendedora de ganho e baiana em traje de beca da Irmandade da Boa Morte. Bahia, c. 1880. Foto de Marc Ferrez. Coleção Gilberto Ferrez / Acervo IMS
Negras da Bahia. Bahia, c. 1885. Foto de Marc Ferrez. Coleção Gilberto Ferrez / Acervo IMS

Sobre Hélio Menezes

É mestre e doutorando em Antropologia Social pela USP, onde tem desenvolvido pesquisas sobre arte afro-brasileira, relações raciais, antropologia da imagem, museus, arte e ativismo. É Curador de Literatura do Centro Cultural São Paulo e foi um dos curadores da exposição Histórias Afro-Atlânticas (MASP e Instituto Tomie Othake, 2018) e da mostra de performances Eu não sou uma mulher? (ITO, 2018).


Vídeo


Como participar

Quando
18 de junho de 2019, terça-feira, às 19h30

Entrada gratuita

40 lugares

Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento

Limite de 1 senha por pessoa


Sobre a série Conversas na galeria

A série Conversas na galeria promove o encontro de críticos, professores e especialistas com o público nos espaços expositivos do IMS, estimulando o debate em contato direto com as obras de arte. 


Exposição relacionada


Mais eventos

Mais IMS