Marc Ferrez por Hélio Menezes

Conversa na galeria

Relacionada à exposição Marc Ferrez: Território e Imagem

Quando

18 de junho de 2019, terça-feira, às 19h30

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Galeria 1
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

A palestra versa sobre um conjunto de imagens da escravidão e de retratos de tipos humanos realizadas por Marc Ferrez; a partir de uma mirada cruzada entre os campos da antropologia, história e fotografia, busca-se contextualizar essas imagens no conjunto mais amplo de trabalhos do fotógrafo e refletir sobre suas relações difíceis com as teorias raciais de época, bem como seu legado na construção de representações visuais sobre corpos racializados.

Negras da Bahia. Bahia, c. 1885. Foto de Marc Ferrez. Coleção Gilberto Ferrez / Acervo IMS

Sobre Hélio Menezes

É mestre e doutorando em Antropologia Social pela USP, onde tem desenvolvido pesquisas sobre arte afro-brasileira, relações raciais, antropologia da imagem, museus, arte e ativismo. É Curador de Literatura do Centro Cultural São Paulo e foi um dos curadores da exposição Histórias Afro-Atlânticas (MASP e Instituto Tomie Othake, 2018) e da mostra de performances Eu não sou uma mulher? (ITO, 2018).


Vídeo


Como participar

Quando
18 de junho de 2019, terça-feira, às 19h30

Entrada gratuita

40 lugares

Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento

Limite de 1 senha por pessoa


Sobre a série Conversas na galeria

A série Conversas na galeria promove o encontro de críticos, professores e especialistas com o público nos espaços expositivos do IMS, estimulando o debate em contato direto com as obras de arte. 


Exposição relacionada