Idioma EN
Contraste

Metamontagem

sobre Harun Farocki e o fenômeno das fake news

Este Encontro com professores, em parceria Capacete e Anarca Filmes, convida os participantes a pensar o fenômeno das fake news no Brasil e dialogar com a metodologia de Harun Farocki, sobre os mecanismos usados pelas narrativas, bem como reconhecer os filtros (ideológicos, teóricos e estéticos) aos quais somos diariamente expostos.

Pretende-se refletir acerca dos processos midiáticos de edição e direcionamento de sentidos, trabalhando sensorialmente a percepção crítica e investigando as associações entre imagem e palavra, memória e informação, entre o manual e o eletrônico.

A atividade será mediada por educadores do IMS Rio, pelo artista e curador residente do Capacete Ali Hussein Al-Adawy e pelos cineastas Lorrain Dias e Mariana Cavalcanti, da Anarca Filmes. Como trabalho final, será proposto uma ação integrada em arte-educação que instiga o trânsito entre os limites do vídeo, da performance, instalação e colagem.

Contramúsica, videoinstalação, 23' © Harun Farocki GbR, 2004

Como participar

Quando
15 de junho de 2019, das 14h às 18h

ESGOTADO. Lista de espera através do e-mail: educativo.rj@ims.com.br
Entrada gratuita.

Nº de participantes: 20 pessoas
Pré-requisito: profissionais em exercício
Vagas também para estudantes de licenciatura e educadores de instituições culturais
Com certificado de participação
Mais informações: (21) 3284-7485


Sobre as parcerias

Anarca Filmes
Desde 2014, Amandla Veludo, Clarissa Ribeiro, Lorran Dias e Mari Cavalcanti se reúnem em processos de autoria audiovisual anti hegemônica no Rio de Janeiro. Realizaram o Projeto ANTI: Residência Fílmica Antifascista (2018) à convite do Espaço Saracura, executando em um mês 8 filmes entre videoarte, ficção e documentário experimental.

Lorran Dias é cineasta, videoartista e curador independente, residente na Favela da Maré (RJ). Dirigiu e escreveu Perpétuo (2018). Recebeu o prêmio Memórias da Resistência (2018) pela Comissão de Direitos Humanos da ALERJ. Graduando em Rádio, TV e Cinema pela UFRJ.

Mariana Cavalcanti é cineasta, pesquisadora e artista visual integrante do coletivo audiovisual LGBT e antifascista Anarca Filmes. Atualmente dedica-se à pesquisa da relação entre as máquinas de visão e tecnologias de controle da percepção a partir da obra de Harun Farocki, no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ.

Capacete
É o mais antigo programa de residência e intercâmbio artístico e cultural no Brasil, com mais de 21 anos de experiência. Estruturado por meio de residências de pesquisa, apresentações públicas em diversos formatos, formação para profissionais (Escola Capacete) e para crianças (Pequeno Laboratório), cursos abertos, cozinha experimental, biblioteca, acervo e publicações.

O programa incorpora formas de ação auto-organizadas, participativas e colaborativas como uma parte fundamental de sua estrutura. Oferece um ambiente onde estudantes, residentes e profissionais se encontram e participam de discussões, aulas, oficinas, seminários e pesquisas de campo relacionadas ao pensamento crítico e artístico contemporâneo.

           


Encontro com professores

O Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a professores das redes públicas e privada de ensino, de nível básico e superior, a fim de contribuir na preparação das visitas com seus alunos e desdobramentos em sala de aula.

Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.

Mais informações: educativo.rj@ims.com.br ou (21) 3284-7485.

Instagram: @imseduca


Exposição relacionada


Mais eventos

Mais IMS