Exposição
Encerrada
De 27 de outubro de 2018 a 28 de julho de 2019
IMS Poços
Pavimento superior
Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG
Horário
Contato
(35) 3722-2776
A exposição Chichico Alkmim, fotógrafo, com curadoria de Eucanaã Ferraz, poeta e consultor de literatura do IMS, apresenta imagens de Diamantina e arredores, produzidas pelo fotógrafo mineiro na primeira metade do século XX. A mostra, que em 2017 passou pelo IMS Rio, e pelo IMS Paulista em 2018, entrou em cartaz no pavimento superior do IMS Poços no dia 27 de outubro de 2018.
Francisco Augusto Alkmim (1886-1978) estabeleceu-se em Diamantina depois de viajar por Minas Gerais vendendo joias com o pai. Ao chegar, encontrou uma cidade que já se distanciava dos dias de glória do período da farta exploração de diamantes. Chichico registrou as mudanças nesse universo, que flutuava entre a modernização e a tradição, fotografando a paisagem e seus habitantes. Sua atividade chegou até meados dos anos 1950.
Ao contrário de muitos fotógrafos com estúdios pelo interior do Brasil nesse período, Chichico nunca se limitou a retratar apenas a burguesia diamantinense. Teve como frequentadores de seu estúdio os trabalhadores ligados ao pequeno garimpo, ao comércio e à indústria e também fotografou casamentos, batizados, funerais, festas populares e religiosas, paisagens e cenas de rua.
Segundo Eucanaã Ferraz, no texto que abre o catálogo da exposição, “Chichico é daqueles fotógrafos que parecem ter o poder de fazer vir ao primeiro plano a vida de seus modelos. E é patente a densidade existencial que se expressa no conjunto de características físicas que chamamos fisionomia, compreendida como a realização momentânea de um destino”.
A obra de Chichico Alkmim é composta por mais de cinco mil negativos em vidro e algumas dezenas de fotografias originais de época. Desde 2015, seu acervo está depositado em comodato no Instituto Moreira Salles.
Eucanaã Ferraz (1961) é professor de literatura brasileira na UFRJ e consultor de Literatura do Instituto Moreira Salles.
Curadoria
Eucanaã Ferraz
Na Internet
chichico.ims.com.br
#chichicofotografo
Imprensa
(11) 3371-4455
[email protected]
Exposição encerrada
Entrada gratuita
De 27 de outubro de 2018 a 28 de julho de 2019
Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 13h às 19h.
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG
O catálogo da exposição traz imagens de Diamantina e arredores produzidas pelo fotógrafo mineiro na primeira metade do século XX. A publicação apresenta registros de trabalhadores ligados ao pequeno garimpo, ao comércio e indústria em Diamantina, além de casamentos, batizados, funerais, festas populares e religiosas, paisagens e cenas de rua.
Chichico Alkmim (1886-1978) estabeleceu-se em Diamantina, Minas Gerais, em 1912, e montou seu estúdio definitivo em 1919. Autodidata, fotografou casamentos, batizados, funerais, festas populares e religiosas, paisagens, cenas de rua e os habitantes da região. O acervo do fotógrafo está sob a guarda do IMS desde 2015 e inclui registros de Diamantina e arredores na primeira metade do século XX.
Não há novos eventos previstos.
Francisco Augusto de Alkmim nasceu a 28 de março de 1886, na fazenda do Sítio, município de Bocaiuva. Entre 1900 e 1902, conheceu a fotografia, que adotaria como profissão em 1907. No fim do ano de 1912 passou a residir em Diamantina. Sua casa e seu primeiro ateliê ocupavam parte do sobrado situado à praça Francisco Sá, 53, largo do Bonfim (atual sede da Casa da Cultura). Faleceu em 1978 em consequência de um colapso cardíaco.
São Paulo, Brasil
De 23 de janeiro a 15 de abril de 2018
Página da exposição Chichico Alkmim, fotógrafo no IMS Paulista
Rio de Janeiro, Brasil
De 13 de maio e 31 de outubro de 2017
Página da exposição Chichico Alkmim, fotógrafo no IMS Rio
Programação
Nenhum evento encontrado.