Idioma EN
Contraste

Letizia Battaglia: Palermo

Exposição

Encerrada
27 de abril a 22 de setembro de 2019

IMS Paulista

Galeria 2

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Horário

Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Quinta (exceto feriados), das 10h às 22h

Contato

(11) 2842-9120
[email protected]

Desde 1971, quando começou a fotografar, a obra de Letizia Battaglia permanece estritamente ligada à cidade de Palermo. Como editora de fotografia do cotidiano L’Ora, a partir de 1974, documentou os conflitos que abalaram a cidade, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, na época mais violenta da “guerra da Máfia”. São imagens extremamente intensas, amiúde brutais, sem dúvida entre as suas fotografias mais conhecidas. Mas Battaglia documentou também a vida dos bairros pobres de Palermo, os movimentos políticos, o despertar de novos comportamentos sociais, produzindo imagens que se tornaram icônicas. Sempre encarou a fotografia como instrumento de intervenção e de denúncia social; a isso se une uma extraordinária força expressiva e um apuro formal, que marcam suas fotos com uma assinatura inconfundível e a tornaram um dos nomes mais importantes da fotografia europeia de sua geração.

Em 1985, quando recebeu o prêmio W. Eugene Smith for Humanistic Photography, estava engajada nos protestos contra a máfia e seus conluios com o poder público, conhecidos como “primavera de Palermo”. No mesmo ano, tornou-se secretária de cultura pelo Partido Verde. Nessa função, que exerceu até 1991, teve um papel importante na recuperação do centro histórico de Palermo. Nos anos seguintes, retomou a fotografia, foi deputada da Assembleia Regional da Sicília e se dedicou à edição, publicando as revistas Grandevú (uma fanzine que teve um papel importante para os movimentos sicilianos de contracultura) e Mezzocielo (dedicada exclusivamente a obras e textos de mulheres), além de criar a editora Edizioni della Battaglia, centrada em poesia, literatura, ensaios de sociologia e política ligados à região siciliana.

A exposição tem curadoria de Paolo Falcone, especialista na obra da fotógrafa, e é uma adaptação da mostra montada em Palermo (Cantieri Generali della Zisa) e em Roma (Maxxi). Com apoio do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Departamento de Cultura do Município de Palermo e Fundação Sambuca reúne 58 imagens, exemplares de publicações e vídeos, entre eles o documentário La mia Battaglia (2016), do cineasta siciliano Franco Maresco. Entre setembro de 2018 e março de 2019 a mostra foi apresentada no IMS Rio.

Curadoria

Paolo Falcone

Na internet

palermo.ims.com.br
#palermoims

Imprensa

(11) 3371-4455
[email protected]

Visitação

Exposição encerrada
Entrada gratuita
27 de abril a 22 de setembro de 2019

Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Quinta (exceto feriados), das 10h às 22h.

IMS Paulista
Galeria 2
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Audioguia

Para enriquecer a visita à galeria, a exposição conta um guia em áudio que pode ser acessado por audiopalermo.ims.com.br.


Obras


Vídeos


Catálogo

Letizia Battaglia: Palermo

O catálogo da mostra reúne imagens da fotógrafa italiana captadas ao longo de sua carreira. A mostra apresenta fotografias sobre a Guerra da Máfia em Palermo, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, e também registros do cotidiano, da vida cultural e das transformações da cidade. Em preto e branco, as imagens de Letizia, que sempre encarou a fotografia como instrumento de intervenção e denúncia social, contam uma parte da história de Palermo, capital da Sicília, cidade onde nasceu e que marcou profundamente toda sua obra. 

220 páginas. Formato: 21 x 28 cm
R$114,50


Sobre Letizia Battaglia

Nascida em março de 1935 em Palermo, Letizia Battaglia fez da cidade siciliana o objeto de sua arte. Foi a primeira repórter fotográfica da Itália a cobrir o noticiário policial, e durante 30 anos suas lentes revelaram principalmente o terror implantado pela máfia local, embora não apenas isso. Nos últimos anos, as homenagens à fotógrafa se multiplicaram (ela conquistou o Erich-Salomon Preis, em 2007, e o Cornell Capa Infinity Award, em 2009). Em 2016, após anos de negociações com a administração pública, conseguiu realizar um de seus maiores projetos: a criação de um Centro Internacional de Fotografia num espaço até então abandonado das docas de Palermo. O Centro, além de promover exposições e oficinas, abrigará o arquivo fotográfico da cidade, que já conta com doações de mais de 150 fotógrafos.


Eventos paralelos

Não há mais eventos previstos.


Montagem no IMS Paulista


Itinerário da exposição

Rio de Janeiro, Brasil
IMS Rio
De 30 de setembro de 2018 a 24 de março de 2019
Página da exposição Letizia Battaglia: Palermo no IMS Rio


Sobre os acervos

Mais IMS

Programação

Nenhum evento encontrado.