Boca de Ouro (Jece Valadão) é o chefe do jogo do bicho em Madureira, no Rio de Janeiro. Ele ganhou o apelido ao trocar todos os seus dentes por próteses de ouro. Após a morte do Boca, o repórter Caveirinha (Ivan Cândido) decide ir atrás de Guigui (Odete Lara), antiga amante do bicheiro. Ela revela três versões diferentes de uma mesma história, que envolvem Leleco (Daniel Filho) e sua esposa Celeste (Maria Lucia Monteiro) .
O roteiro é uma adaptação da peça de Nelson Rodrigues, que assim como Nelson Pereira dos Santos fora jornalista. Em entrevista, o diretor contou que por esse motivo foi muito importante reproduzir de forma fidedigna no filme o ritmo frenético de uma redação de jornal. Boca de Ouro foi uma das primeiras adaptações da obra do dramaturgo ao cinema – a única adaptação anterior foi Meu destino é pecar (1952), de Manuel Peluffo, baseado em um folhetim assinado pelo pseudônimo de Nelson Rodrigues, Suzana Flag. Nelson Pereira também relatou a polêmica de adaptar a obra: “Havia um grande preconceito em relação ao Nelson Rodrigues, considerado um homem de direita; e eu, considerado um homem de esquerda, resolvi fazer o Boca de Ouro. Mas pensava ‘qual o problema? Acho um excelente teatrólogo’. Um dos momentos mais importantes da minha formação foi assistir em São Paulo, no Teatro Municipal, à peça dele O vestido de noiva, que, junto ao texto do Nelson, renovou o teatro brasileiro de uma forma revolucionária.”
Entre 2018 e 2019, o Cinema do IMS apresenta uma retrospectiva completa da obra do diretor Nelson Pereira dos Santos, falecido neste ano, em cópias restauradas em DCP e em 35 mm. Todos os meses, a programação apresenta uma parcela da obra do diretor.
[A entrevista completa de Nelson Pereira dos Santos pode ser encontrada na edição em DVD do filme, lançada pela Bretz Filmes.]
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.