Bilder der Welt und Inschrift des Krieges
Direção
Informações
1988. 75min. 14 anos
Formato de exibição
Parte de
Filme-ensaio sobre o uso de imagens operacionais (desenhos e fotografias realizados com finalidade técnica, sem pretensão artística) em processos produtivos, operações militares e como mecanismos de controle. Harun Farocki se debruça especialmente sobre um conjunto de fotografias aéreas de Auschwitz tiradas por aviões de bombardeio norte-americanos em 1944, mas que foram descobertas e identificadas por dois funcionários da CIA. apenas em 1977. O cineasta reflete sobre o papel do olho como intermediário entre o ser humano e o mundo, e sobre como o ponto de vista determina o que vemos. O uso de imagens tanto em projetos de construção como de destruição estão no centro de suas indagações.
Além de Imagens do mundo e inscrição da guerra, será exibido também o filme Intervalo. Os dois filmes integram a mostra Filmes de Harun Farocki.
No dia 27/4, após a sessão das 15h de Imagens do mundo e inscrição da guerra, haverá debate com Tadeu Capistrano.
Tadeu Capistrano é professor de Teoria da Imagem do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Esta exibição é em parceria com:
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Entrada gratuita. Lugares limitados, por ordem de chegada, sem distribuição de senhas.
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.