Um dia na vida de cinco garotos de uma comunidade que em um domingo típicamente carioca e de sol escaldante vendem amendoim em Copacabana, no Pão de Açucar e no Maracanã.
Ao retratar um Rio de Janeiro de forma pouco edulcorada, Rio, 40 graus teve exibição interditada pela censura; após sua liberação, o filme abriu caminhos para um cinema nacional político, e esta primeira fase de sua obra é hoje considerada um prelúdio do Cinema Novo, como escreveu Walter Salles para o jornal Folha de S. Paulo:
“Com Rio, 40 graus, Rio, Zona Norte e Vidas secas (1963), é toda uma geografia humana até então excluída do cinema que ganha a tela.
Os primeiros filmes de Nelson irrigaram o mais importante movimento cinematográfico brasileiro, o cinema novo. Não era somente uma ideia de cinema que tomava corpo naquele momento, mas também a projeção de um país desejado – muito mais livre, justo, independente e democrático do que aquele em que vivemos hoje.
A partida de Nelson revela a distância abissal entre o país sonhado e o Brasil real. [...] A sua ausência é uma perda irreparável para o cinema brasileiro. Nelson parte, mas a dimensão da sua obra e a ética que a construiu ficam para sempre presentes. É um legado imenso e generoso, constitutivo do nosso passado e futuro. E, também, daquilo que poderemos ser, enquanto nação.”
Este filme faz parte da programação de:
- Festival do Rio 2018
- Mostra Nelson Pereira em cartaz no IMS Rio
- Mostra Nelson Pereira em cartaz no IMS Paulista
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Sessão + debate | IMS Rio
4 de novembro de 2018, às 15h
Sessão seguida de debate com Cacá Diegues, Hernani Heffner e Walter Salles.
Cacá Diegues é cineasta, ensaísta, roteirista e produtor. É um dos criadores do Cinema Novo, no início dos anos 1960, e um dos mais atuantes cineastas brasileiros. Dirigiu Ganga Zumba (1963), Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1979), Orfeu (1999) e outros filmes.
Hernani Heffner é conservador-chefe da Cinemateca do MAM, pesquisador e professor de história do cinema em diversas universidades e cursos livres como a Universidade Federal Fluminense, Fundação Getúlio Vargas, Fundação de Artes do Paraná e Puc-Rio. Escreveu mais de 100 verbetes para a Enciclopédia do Cinema Brasileiro, assim como dezenas de artigos e textos para catálogos, revistas e livros.
Walter Salles é cineasta e produtor. Dentre os filmes que dirigiu estão Central do Brasil (1998), Diários de Motocicleta (2004), filme sobre a juventude de Che Guevara (1928-1967), e uma adaptação de On The Road (2012), romance-ícone da geração beatnik, escrito por Jack Kerouac (1922-1969).
Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com.
As bilheterias vendem ingressos apenas para as sessões do dia. No site, as vendas são semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.
IMS Paulista
R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça (5º andar).
IMS Rio
R$26 (inteira) e R$13 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.
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