Urihi Haromatipë – Curadores da terra-floresta

Direção

Morzaniel Ɨramari Yanomami

Informações

Brasil
2014. 60min. Livre

Formato de exibição

DCP

Os trovões estão avisando: “A Terra está doente”. Para curá-la, Davi Kopenawa reuniu em Roraima os xamãs Yanomami de diversas regiões. Com a ajuda do alimento dos espíritos, o pó alucinógeno yãkoana, eles vão tratar os males provocados pelas cidades e pelas doenças dos brancos.

Em depoimento para o canal Curta!, o diretor descreve o filme como um movimento de “registrar nossa cerimônia, nossos costumes, nossas festas. O que a gente usa, o que a gente faz nas nossas comunidades. O xamanismo é mais importante para nós Yanomami. Serve para curar quem é doente, serve para melhorar o mundo.”

Segundo Pedro Portella, produtor-executivo e montador do filme, Morzaniel, formado em um ponto de cultura indígena, é o primeiro realizador de cinema Yanomami. “Tanto a fotografia como a forma como ele já edita filmando são muito particulares no universo desse realizador indígena”, comenta ele.

Morzaniel Ɨramari Yanomami também dirigiu o curta Casa dos espíritos (2010), vencedor do prêmio de Melhor Filme, segundo o júri popular, na Mostra Aldeia SP, em 2014.

Esta exibição acontece em paralelo à exposição Claudia Andujar: A luta Yanomami.

Veja a íntegra dos depoimentos citados.


Programação

Não há sessões previstas para esse filme no momento.


Ingressos

Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com.

As bilheterias vendem ingressos apenas para as sessões do dia. No site, as vendas são semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.

IMS Paulista
Ingresso: R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.