IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424 - São Paulo/SP
(11) 3371-4455
[email protected]
Quando
De 20 de fevereiro a 6 de março de 2018
Ingressos
R$4 (inteira) e R$2 (meia). Vendas na recepção do IMS Paulista e no site ingresso.com
Palestra com Chika Kinoshita e João Luiz Vieira
6/3, terça, às 18h30, após a exibição de Rua da vergonha
Em parceria com a Fundação Japão, o Cinema do IMS promove um ciclo dedicado ao realizador japonês Kenji Mizoguchi (1898-1956) com cópias em 35 mm, 16 mm e DCP.
Mizoguchi realizou 86 filmes, dos quais apenas 30 foram preservados. Entre eles, estão Elegia de Osaka, Crisântemos tardios, Oharu, a vida de uma cortesã e Rua da vergonha. Grande parte de sua produção silenciosa se perdeu. Nos meses de fevereiro e março de 2018, 18 filmes do diretor poderão ser vistos e revistos no cinema do IMS neste ciclo apresentado.
Inédito no Brasil, A canção da terra natal foi produzido em 1925 por encomenda do Ministério da Educação japonês para estimular a produção de arroz. Resgatada pelo National Film Center de Tóquio, a cópia em 35 mm restaurada valoriza a estética original do filme, inclusive nas cores obtidas por meio de um processo de tingimento da película.
O IMS promove uma palestra sobre Kenji Mizoguchi com Chika Kinoshita e João Luiz Vieira no IMS Paulista no dia 6/3, terça, após a exibição do filme Rua da vergonha, às 18h30.
Parceria
Apoio
Não há mais sessões previstas.
O IMS promove uma palestra sobre Kenji Mizoguchi com Chika Kinoshita e João Luiz Vieira em seus centros culturais de São Paulo e do Rio de Janeiro.
IMS Paulista: 6/3, às 18h30, após o filme Rua da vergonha
IMS Rio: 10/3, às 16h, após o filme Mulheres da noite
O evento faz parte do Ciclo Kenji Mizoguchi, organizado em parceria com a Fundação Japão. A retrospectiva dedicada ao realizador japonês Kenji Mizoguchi (1898-1956) acontece de 20 de fevereiro a 6 de março no IMS Paulista e de 6 a 23 de março de 2018 no IMS Rio.
Sobre os palestrantes
Chika Kinoshita é professora associada na Universidade de Quioto, PhD em Linguagens e Civilizações Asiáticas, com ênfase em Cinema e Midialogia na Universidade de Chicago.
Autora das publicações Mise-en-scène do desejo - os filmes de Kenji Mizoguchi; A trilha de Benshi: A decadência de Osen e a transição sonora; Coreografia do desejo: Analisando a atuação de Kinuyo Tanaka nos filmes de Mizoguchi; O som flutuante: Som e imagem em Crisântemos Tardios.
João Luiz Vieira é Doutor em Cinema Studies - New York University (1984), com bolsa Fulbright e CNPq. Pós-doutor com bolsa CAPES no Department of Film and Television Studies da Universidade de Warwick, Inglaterra (1997). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Cinema e Vídeo e atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.
Organizou as mostras de cinema Ozu e Mizoguchi: Mestres do Cinema Japonês (2004) e Cinema Japonês Ontem e Hoje (2003).
Mais cinema
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.