Idioma EN
Contraste

Tudo é Paulo Emílio (IMS Paulista)

Mostra de filmes

Exibição de obras representativas das questões propostas pelo crítico, debate e sessões especiais com convidados

IMS Paulista

Cineteatro
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Quando

25 de setembro a 6 de outubro de 2019

Debate, 1/10, 19h

Com Stephanie Dennison, Maite Conde e Bernard Eisenschitz

A partir de 25 de setembro, o cinema do IMS apresenta uma mostra que debaterá o impacto da obra de Paulo Emílio Salles Gomes no exterior e contará com a presença dos pesquisadores Bernard Eisenschitz, Maite Conde (Universidade de Cambridge) e Stephanie Dennison (Universidade de Leeds). Serão exibidos filmes representativos dos debates propostos pelo crítico e ensaísta (a valorização do cinema brasileiro, sua paixão pelos filmes de Orson Welles e pela preservação audiovisual), selecionados por Conde e Denninson, responsáveis pela primeira coletânea de artigos deste intelectual publicada em língua inglesa. A seleção inclui uma retrospectiva completa da obra de Jean Vigo, sobre quem Paulo Emílio escreveu uma biografia pioneira. Os filmes de Vigo serão apresentados e comentados por Eisenschitz, responsável pelas novas versões restauradas destas obras, ainda inéditas no Brasil. No IMS Paulista a programação vai até dia 6 de outubro.

A exibição dos filmes de Jean Vigo é realizada em parceria com o Institut Français e a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.


Programação

Debate com Stephanie Dennison, Maite Conde e Bernard Eisenschitz: 1/10, terça, 19h

Palestra de Bernard Eisenschitz: 26/9, quinta, após a sessão das 19h de Zero em comportamento

Sessões com apresentação
25/9, quarta: Bernard Eisenschitz apresenta A propósito de Nice + Taris ou A natação às 19h e O Atalante às 20h15
1/10, terça: Stephanie Dennison e Maite Conde apresentam É tudo verdade às 21h30
2/10, quarta: Maite Conde apresenta Ganga bruta às 19h

Não há mais sessões previstas.


Ingressos

Filmes
R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça (5º andar).

Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com. 
 
As bilheterias vendem ingressos apenas para as sessões do dia. No site, as vendas são semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.

Debate com Stephanie Dennison, Maite Conde e Bernard Eisenschitz
1/10, terça, 19h
Entrada gratuita - Lugares limitados.
Distribuição de senhas 1 hora antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.


Filmes


Sobre Paulo Emílio

Militante político, historiador, crítico, fundador da Cinemateca Brasileira, professor, Paulo Emílio Salles Gomes (1916-77) é reverenciado no Brasil como um dos fundadores da crítica cinematográfica e dos estudos de cinema. Tendo escrito cerca de 400 ensaios ao longo de sua vida, ele ministrou aulas em importantes escolas de cinema, foi figura-chave no desenvolvimento dos arquivos de filmes, tanto na Europa como no Brasil, e é considerado um defensor ardente e promotor do cinema brasileiro. Fora do Brasil é mais conhecido por seu trabalho sobre o cinema francês, principalmente o estudo definitivo de Jean Vigo, de 1957.



Mais IMS