Idioma EN
Contraste

Por Dentro dos Acervos Veja Mais +

Território Rocinha

16 de maio de 2016

A originalidade do processo de elaboração de mapas, vídeos, fotografias e relatos sonoros para o projeto Memória Rocinha – uma parceria de cinco anos com o Museu Sankofa Memória e História da Rocinha – esteve em pauta na programação preparada pelo IMS para a 14ª Semana de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. A atividade realizada quinta-feira (19) na sede carioca do Instituto compartilhou com o público interessado as ações conjuntas Museu Sankofa/IMS no campo da pesquisa social comunitária.

 

São Conrado (Marc Ferrez/Arquivo IMS e Ailton Silva/IMS)

 

Uma das particularidades do projeto, que em junho lançará um webmapa detalhado sobre referências territoriais e de identidade da Rocinha, é o uso da fotografia comparativa como base para discussão e compreensão da transformação da paisagem no entorno dos bairros de São Conrado, Gávea e do Parque Nacional da Tijuca: a partir de 23 imagens panorâmicas da região selecionadas nos acervos da Reserva Técnica Fotográfica do IMS – obras, entre outros, de Marc Ferrez e Augusto Malta –, todas com datas anteriores a 1950, buscou-se com a ajuda de instrumentos portáteis de georeferenciamento via satélite (GPS), o mesmo ponto de vista do clique original para que as fotos pudessem ser refeitas com enquadramento aproximado, deixando saltar aos olhos as transformações da paisagem urbana. O trabalho foi produtivo e exigiu muitas saídas a campo.

 

Morro Dois Irmãos (Augusto Malta/Arquivo IMS e Ailton Silva/IMS)

 

O resultado, por si só, já seria surpreendente, mas a construção da história da Rocinha exigia que se agregassem aos flagrantes fotográficos distantes no tempo histórias de vida, depoimentos de protagonistas e testemunhas da transformação cultural e urbana que se imprimiu na paisagem. Entrevistas com 12 pessoas enraizadas na comunidade renderam cerca de 40 horas de registro audiovisual. Seis conjuntos de fotos “antes & depois” serviram de base para os depoimentos editados em vídeos, todos com menos de 5 minutos de duração, sobre o impacto daquelas fotografias em cada personagem que acompanhou o crescimento do lugar. Tanto as fotos quanto os vídeos compõem o mapa virtual com lançamento previsto para junho.

Todo o material coletado e produzido integrará o acervo do Museu Sankofa Memória e História da Rocinha, uma instituição sem fins lucrativos que se propõe a pesquisar, conservar e exibir a memória popular neste ambiente em permanente transformação. A parceria com o IMS começou em 2011 de acordo com os princípios da Ação Social do instituto na busca de projetos comuns com lideranças, associações e organizações locais, paralelamente às parcerias com órgãos públicos e instituições culturais e de ensino.

 

Avenida Niemeyer (Armando Pittigliani/Arquivo IMS e Ailton Silva/IMS)

 

Estrada da Gávea (Augusto Malta/Arquivo IMS e Ailton Silva/IMS)

 

Mais

Acervo de Marc Ferrez no IMS
Acervo de Augusto Malta no IMS

Sobre os acervos

Mais IMS