Idioma EN
Contraste

Welles/Ruiz

Parte da Sessão Mutual Films

A Sessão Mutual Films começa o ano com um diálogo entre obras fantasmagóricas de dois grandes cineastas americanos que viveram boa parte de suas vidas exilados na Europa e que sempre foram influenciados pela literatura deste continente. Orson Welles adaptou História imortal – seu primeiro filme em cores e o último longa de ficção – a partir de um conto de 1953 da escritora dinamarquesa Karen Blixen. Raúl Ruiz (discípulo não oficial de Welles) criou para o Festival de Avignon uma bela adaptação cinematográfica – em 16 mm, preto e branco – da peça de teatro clássica Berenice (1670), do dramaturgo francês Jean Racine.

Os dois filmes foram restaurados recentemente e terão estreia brasileira no IMS.


Filmes

Apresentação

As sessões de História imortal contarão com uma apresentação em vídeo do crítico e professor de cinema Adrian Martin e as sessões de Berenice contarão com uma apresentação em vídeo de François Ede, cinegrafista e restaurador do filme.

História imortal

Direção

Orson Welles

Informações

França 1968. 66min. 14 anos

Formato de exibição

Cópia restaurada em DCP

Em Macau, nos meados do século XIX, sr. Clay, um rico e debilitado comerciante de chá, que por anos conheceu o mundo apenas por seus livros de contabilidade, decide concretizar uma antiga lorota que ouviu de um marinheiro, durante uma viagem de navio. Na história, um rico cavalheiro aborda um jovem marinheiro na rua, o convida para jantar em sua casa e oferece ao garoto cinco guinéus para se deitar com sua bela esposa e, assim, gerar um herdeiro. Ávido para por seu plano em prática, sr. Clay não percebe as consequências de tornar uma história realidade.

História imortal é fruto do antigo interesse de Orson Welles de adaptar para o cinema contos da escritora dinamarquesa Karen Blixen, por quem o cineasta sentia profunda admiração. Ele próprio interpreta o papel de sr. Clay, junto a um elenco que conta com Jeanne Moreau, Fernando Rey, entre outros, em uma produção filmada na Espanha e comissionada por uma emissora francesa de televisão. Em 2016, História imortal foi restaurado em 4K a partir dos negativos originais de câmera. Existem duas versões do filme, uma em francês, com duração de 50 minutos, e a versão em inglês que será projetada no IMS.

Berenice

Direção

Raúl Ruiz

Informações

França 1983. 105min. 14 anos

Formato de exibição

cópia restaurada em DCP

O comandante militar romano Tito (interpretado por Jean-Bernard Guillard) e a rainha da Palestina Berenice (Anne Alvaro) compartilharam um amor proibido durante cinco anos antes dele se tornar imperador. Com a morte de seu pai, Tito resolve renunciar ao amor malvisto pelos romanos, em prol de sua popularidade. Berenice, inicialmente, não acredita na notícia, mas acaba aceitando a decisão com profunda desilusão, mesmo após o imperador, arrependido de sua escolha, tentar fazê-la mudar de ideia. Ela retorna para a Palestina e decide viver sem amar mais ninguém.

Assim segue a trama de Berenice, peça clássica francesa escrita por Jean Racine em 1670 e adaptada para o cinema por Raúl Ruiz, sob comissão do festival de teatro de Avignon. O filme foi rodado em preto e branco, em 16 mm, em uma antiga mansão vazia com alguns dos atores presentes apenas como sombras ou vozes, e Berenice, por vezes, lendo em um livro os atos a serem interpretados, criando uma atmosfera surrealista, como se tudo não passasse de uma lembrança da rainha. Berenice foi restaurado em 2016 por François Ede (um de seus cinegrafistas), como parte de um projeto de restaurações dos filmes de Ruiz pela Cinemateca Francesa e pelo INA (Instituto Nacional do Audiovisual).


Sessão Mutual Films

Sessão Mutual Films é um evento bimestral com o propósito de criar diálogos entre as várias faces do meio cinematográfico, trazendo para o público, sempre que possível, filmes, restaurações e eventos inéditos em sessões duplas.


Conteúdo relacionado


Mais cinema

Mais IMS

Programação

Nenhum evento encontrado.