Idioma EN
Contraste

Alécio de Andrade

A obra do fotógrafo carioca Alécio de Andrade é marcada pelo olhar lírico que ele lançou sobre seus temas preferidos, agrupados em três vertentes principais: o universo lúdico da infância, os retratos de personalidades do mundo das artes e as cenas cotidianas da capital francesa. Neste último bloco, destaca-se o conjunto de imagens que produziu no Museu do Louvre, capturando aspectos surpreendentes da interação do público com as obras de arte.

Todas essas facetas estão presentes no portfólio de 265 fotografias adquirido pelo IMS em agosto de 2008 para compor uma exposição panorâmica de sua obra e o livro que a acompanhou. Ao portfólio, juntou-se uma série especial de 88 imagens do Louvre para a exposição O Louvre e seus visitantes e para o livro homônimo, lançado em 2009 pelo IMS e pela editora francesa Le Passage.


Seleção de obras

×
<
>

Alécio de Andrade

ParisFrança - 1975

Alécio de Andrade

- LondresReino Unido - 1991

Alécio de Andrade

- ParisFrança - 1975

Alécio de Andrade

Irlanda - 1970

Alécio de Andrade

- ParisFrança - 1971

Alécio de Andrade

- ParisFrança - 1975


Cronologia

Alécio de Andrade nasce no Rio de Janeiro, no dia 29 de abril de 1938. Dedica-se a partir de 1961 à fotografia. Em 1964, Instala-se em Paris como fotógrafo profissional. Alécio de Andrade morre em Paris, no dia 6 de agosto de 2003.


Vídeos


Eventos paralelos

Não há novos eventos previstos.


Exposições

Cartas a Alécio de Andrade
Rio de Janeiro, Brasil
IMS Rio
De 20 de outubro de 2018 a 24 de março de 2019


Por dentro dos acervos


Conteúdo relacionado


Na loja do IMS


Pesquise no acervo de Fotografia

Estão disponíveis cerca de 40 mil imagens para pesquisas online. Você pode realizar buscas, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são busca livre; busca avançada; solicitação de uso de imagens e opções de visualização.

Fotos de Marc Ferrez, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas e Chico Albuquerque / Acervo IMS