Idioma EN
Contraste

Otto Stupakoff

Pioneiro da fotografia de moda no Brasil e um dos fotógrafos brasileiros de maior projeção internacional, com uma série de 43 fotografias incorporada desde 1969 à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), o paulistano Otto Stupakoff  teve sua obra completa, um conjunto de cerca de 16 mil negativos, adquirida pelo Instituto Moreira Salles em setembro de 2008. Além de ensaios de moda e retratos de celebridades internacionais do mundo das artes e da política, produzidos para revistas como Harper’s Bazaar, Life, Esquire, Glamour, Look e Vogue, Stupakoff, que passou a parte mais produtiva de sua carreira vivendo em Nova York e Paris, deixou conjuntos menos conhecidos de retratos, nus, instantâneos de rua, fotografias de suas incontáveis viagens pelo mundo – inclusive pelo Ártico – e experimentações no limite do abstracionismo.


Seleção de obras

VISUALIZAR POR
×
<
>

Autorretrato

Otto Stupakoff

ParisFrança - s.d.

Autorretrato

Otto Stupakoff

- ParisFrança - s.d.

Autorretrato

Otto Stupakoff

- ParisFrança - s.d.

Glamour

Otto Stupakoff

- Nova IorqueEstados Unidos da América - 1968

Art Center College of Design

Otto Stupakoff

- Los AngelesEstados Unidos da América - 1953 circa

Buda

Otto Stupakoff

- PolonnaruwaSri Lanca - s.d.


Cronologia

Otto Stupakoff nasce em 28 de junho de 1935, em São Paulo.  Em 1946 realiza suas primeiras fotografias. Em 1953 vai para os Estados Unidos estudar fotografia no The Art Center College of Design (então Art Center School), em Los Angeles. Otto morre em São Paulo, no dia 22 de abril de 2009.


Vídeos


Por dentro dos acervos


Eventos paralelos

Não há novos eventos previstos.


Exposições

Otto Stupakoff: beleza e inquietude
Rio de Janeiro, Brasil
IMS Rio
De 13 de dezembro de 2016 a 23 de abril de 2017


Na loja do IMS


Pesquise no acervo de Fotografia

Você pode realizar buscas no amplo conjunto de imagens disponíveis para pesquisas online, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados, a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são: busca livre, busca avançada, solicitação de uso de imagens e opções de visualização.

Fotos de Marc Ferrez, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas e Chico Albuquerque / Acervo IMS