AUDIOdescrição
Walter Firmo
no verbo do silêncio a síntese do grito
10 Pais de Walter Firmo (José Baptista e Maria de Lourdes) com o fotógrafo
Parada 10 - Obra 9: Pais de Walter Firmo (José Baptista e Maria de Lourdes) com o fotógrafo
Audiodescrição: A fotografia quadrada, em preto e branco, intitulada Pais de Walter Firmo (José Baptista e Maria de Lourdes) com o fotógrafo, de 1956, mede 33 cm de comprimento por 33 cm de altura e está na parede com moldura fina, de madeira escura. Retrata os pais e Walter caminhando por uma calçada larga na rua Miguel Ângelo, em Maria da Graça, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. O pai, um homem negro alto, está à esquerda, com a mão direita na cintura, o outro braço dobrado. Ele usa camisa branca, de mangas longas, e calça jeans. A mãe, uma mulher branca, de estatura mediana, cabelos curtos ondulados, está no meio, de braços dados com Walter e seu pai, segurando uma bolsa pequena. Ela usa blusa branca acinturada, saia justa escura, abaixo dos joelhos, sandálias pretas de salto. Walter, um homem negro de pele clara, de estatura mediana, cabelos curtos e olhos pequenos, está à direita. Usa blusa de malha de mangas longas e calça escura. A luz incide da esquerda para a direita, resultando em sombras do muro e de seus corpos na metade da calçada banhada pelo sol. Um caminhão Ford preto está estacionado à direita. À esquerda, um muro alto, com manchas escuras de umidade, e uma casa. Ao fundo, postes de eletricidade e palmeiras.
Ouça agora o depoimento de Walter Firmo sobre esta obra.
À direita, na mesma parede, a próxima obra: Jânio Quadros, candidato à presidência eleito em 1960. O QR code encontra-se na parede, à direita da obra.
Parada 10 - Depoimento
Estou eu aqui, ladeado pela minha mãe, meu pai, na rua Miguel ngelo, Maria da Graça, num apartamento que moramos ali durante alguns bons anos, né? Eu queria também alardear essa questão tão filial que eu sempre, como filho único, né?... Eu devo ser um... Nunca vi um fotógrafo fotografar tanto seus pais como eu. Porque desde então, dos 15 anos até quando eles faleceram, no ano de 1998, eu vinha fotografando eles de todas as formas, né? Vocês poderiam me perguntar: "Mas como você aparece na foto e a foto é sua?" Quando você engendra, você... coloca uma fotografia como sua produção, e que você dá a sua máquina pra uma pessoa fotografar e indica como você quer que... Você vai sair na fotografia... O autor intelectual não é quem aperta o botão, e sim quem fez a demanda da ideia, então, no caso, eu sou o autor intelectual desta fotografia.