Por dentro do Acervo
Coleção Martha e Erico Stickel
A coleção adquirida pelo IMS em 2008 reúne cerca de 1.500 obras que retratam o Brasil desde o século XVI (em cartografia) até o século XIX (em paisagens e registros do cotidiano feitos por artistas viajantes). Dentre os autores presentes no conjunto, destacam-se Carl von Martius, Araújo Porto-Alegre, Edoardo De Martino, Eugène Cicéri, Iluchar Desmons, Luiz Schlappriz, Karl Wilhelm von Theremin e Carlos Linde.
Glauber Rocha
Glauber Rocha (1939–1981), cineasta brasileiro, representante do Cinema Novo. Duzentos e sessenta desenhos de sua autoria foram incorporados por meio de comodato à coleção de Iconografia do IMS em 2014. Parte do conjunto foi produzido a partir da prisão do cineasta em uma manifestação política em 1965.
Highcliffe Album
Conjunto singular da iconografia brasileira do século XIX, compreende 340 desenhos de técnicas variadas produzidos no âmbito da Missão diplomática chefiada por Sir Charles Stuart (1825-1826) onde estão documentadas paisagens, arquitetura e a vida cotidiana das populações de Portugal e do Brasil. É composto por obras dos artistas ingleses Charles Landseer e William Burchel, integrantes da missão, e também por desenhos atribuídos a Henry Chamberlain e Jean Baptiste Debret.
Millôr Fernandes
Millôr Fernandes (1924 – 2012), jornalista, dramaturgo, desenhista, escritor e tradutor. A coleção incorporada ao acervo do IMS reúne, aproximadamente 6000 desenhos, seu arquivo pessoal e sua imensa obra gráfica, publicada durante uma longa carreira na imprensa em veículos como “O Cruzeiro”, “Veja” e “Jornal do Brasil”.
Charles Landseer
Charles Landseer (1799–1879), artista inglês. Veio ao Brasil no ano de 1825, como integrante da Missão diplomática chefiada por Sir Charles Stuart. Visitou o Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e produziu minuciosos desenhos e aquarelas que registram a natureza, a arquitetura e a escravidão no Brasil. Retornou à Inglaterra em 1826.
J. Carlos
J. Carlos (1884-1950), ilustrador brasileiro. Foi um dos grandes cronistas visuais de seu tempo, retratou com beleza e elegância o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro e de seus habitantes. Criou edifícios, paisagens e personagens, como as melindrosas, que ilustraram publicações que circularam na primeira metade do século XX, como as revistas “Careta” e “Para-Todos”.
